P. HYPOLITO MOREYRA natural de Coimbra, e filho de Antonio Moreira, e Maria da Paz. Na florente idade de quinze annos recebeo a roupeta de Jesuita em o Noviciado de Lisboa a 6 de Julho de 1702. Aprendeo as letras humanas, e Sagradas em o Collegio de Coimbra onde foy Mestre da primeira classe das Humanidades de cuja disciplina sahiraõ Poetas elegantes, Oradores fecundos. Podendo illustrar com o seu agudo engenho, e sublime comprehensaõ as Cadeiras, se dedicou ao ministerio do pulpito no qual conciliou grande estimaçaõ nesta Corte affim pela delicadeza dos discursos, como pela viveza das açoens. Falleceo na Caza professa de S. Roque de Lisboa em o primeiro de Fevereiro de 1746. Quando contava 59. annos de idade, e 44. de Religiaõ. Das Declamaçoens Evangelicas, que recitou na prezença de gravissimos auditorios se fizeraõ publicas as seguintes.

Sermaõ do grande Patriarcha S. Caetano Fundador da Illustrissima, e Apostolica Religiaõ dos Venerandos PP. Clerigos Regulares da Divina Providencia. Lisboa por Jozeph Antonio da Sylva. 1728. 4. .

Sermaõ pregado no Real Convento de N. Senhora do Carmo de Lisboa aos 26 do mez de Setembro de 1727. na solemnidade em que o dito Convento celebrou a Canonisaçaõ de S. Joaõ da Cruz. Lisboa por Miguel Rodrigues. 1728. 4. & ibi por Jozeph Antonio da Sylva. 1729. 4.

Sermaõ do Nacimento de Maria Santissima Mãy de Deos pregado no Convento de Santa Martha de Lisboa a 8 de Setembro de 1732. professando no mesmo dia Sor Violante do Ceo. Lisboa por Jozeph Antonio da Sylva Impressor da Academia Real.1732. 4..

Oraçaõ funebre nas Exequias do Excellentissimo Senhor Conde da Calheta Affonso de Vasconcellos, e Souza celebradas na Real Igreja de N. Senhora da Conceiçaõ dos Freyres da Ordem de Christo no dia 25 de Fevereiro de 1734. Lisboa pelo dito Impressor 1734. 4.

Sermaõ da Profissaõ da Madre Soror Joaquina Egidia Benta da Natividade pregado no Convento de Santa Martha a 17 de Setembro de 1739. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca.1740. 4.

Sermaõ da Profissaõ das Madres Soror Catherina Joaquina, Soror Antonia Rita, Soror Thereza Getrudes filhas do Capitaõ Jozeph Carvalho de Oliveira pregado no Convento das Trinas Descalças desta Corte em 24 de Junho de 1742. dia do nacimento de S. Joaõ Baptista. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca. 1742. 4.

Com as letras iniciaes do seu nome sahiraõ dous Epigrammas Latinos nas Ultimas Açoens do Duque do Cadaval D. Nuno Alvares Pereira de Mello. Lisboa na Officina da Musica 1730. fol. o primeiro Epigramma serve de Epigrafe ao Retrato do Duque aberto em huma grande lamina; o segundo está a pag. 313. sendo o assumpto delle Cùm in Templo D. Justae celebrarentur exequiae Serenissimi Ducis do Cadaval festiva Cymbalorum pulsatio perpetuò insonuit. Consta de 10. Dystichos.

Sem o seu nome sahiraõ as obras seguintes.

Culto, e veneraçaõ do Sacrosanto Coraçaõ de JESU Christo. Lisboa 1731. 8.

Devoçaõ, e culto do sacrosanto coraçaõ di Maria Santissima. Lisboa 1731. 8.

Novena do Glorioso S. Roque advogado contra a peste, ou outro qualquer mal Epidemico, e contagioso, especialmente de bexigas. Lisboa por Jozeph Antonio da Sylva. 1734. 24.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]