Fr. IACINTO DE DEOS natural da Cidade de Macao celebre Colonia dos Portuguezes situada na Provincia de Cantaõ do Imperio da China filho de Pedro Soares, e Cecilia da Cunha. Na idade de 18 annos recebeo o Serafico habito da reformada Provincia da Madre de Deos de Goa a 13 de Julho de 1630. e a 14 do dito mez do anno seguinte professou solemnemente. Aprendeo com aplicaçaõ as sciencias Escholasticas, que depois dictou com credito do seu talento até jubilar na Cadeira de Prima da Theologia. Ocupou os mayores lugares da sua Religiaõ como foraõ Custodio da Provincia eleito no Capitulo celebrado a 14 de Fevereiro de 1646. Provincial a 6 de Julho de 1658. Guardiaõ do Convento da Madre de Deos de Goa a 14 de Janeiro de 1661. e ultimamente Comissario Geral por patente do Geral Fr. Affonso de Salizanes. Entre taõ continuas ocupaçoens, que louvavelmente exercitou em beneficio da sua Provincia para que naõ houvesse instante vago, que naõ empregasse em seu obzequio se aplicou com indefesso trabalho a escrever a Chronica dos filhos insignes em virtudes, e letras que com portentosa fecundidade produzira aquelle Serafico Jardim como tambem outras obras em que mostrou a grande noticia, que tinha da instituiçaõ das Ordens Militares, da instruçaõ politica dos Principes, e dos documentos necessarios à vida espiritual, e religiosa. Foy Deputado da Inquisiçaõ de Goa de que tomou posse a 30 de Outubro de 1671. Falleceo no Convento da Madre de Deos de Goa a 8 de Mayo de 1681. Quando contava 69 annos de idade, e 51 de Religiaõ. Jaz sepultado no Capitulo. Compoz.

Escudo dos Cavalleiros das Ordens Militares. Lisboa por Antonio Crasbeeck de Mello. 1670. 4.

Tribunal da Provincia da Madre de Deos dos Capuchos da India Oriental. Lisboa pelo dito Impressor. 1670. 8.

Brachilogia de Principes. Principe N. Senhor D. Pedro. pelo dito Impressor. 1671. 8.

Caminho dos Frades Menores para a vida Eterna. Lisboa por Miguel Deslandes 1689. 4. e Coimbra por Bento Seco Ferreira. 1721 . 4.

Vergel de Plantas, e Flores da Provincia da Madre de Deos dos Capuchos reformados. Lisboa por Miguel Deslandes. 1690. fol. No principio deste livro diz, que estaõ promptos para a impressaõ as seguintes obras.

Cadeya dos Escravos da Madre de Deos.

Esmola para as almas do Purgatorio.

Arte de viver.

Trono de Serafins.

Triumfo da Conceiçaõ de Nossa Senhora.

Fazem mençaõ do Author Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1 . pag. 465 . col. 2. Ignat. Pereyra de Revisionibus . cap. 99. n. 2. e o moderno addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ Tom. 1. Tit. 4. col. 81.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]