Fr. HILARIO DA CRUZ chamado no seculo Domingos Vieira naceo em Lisboa sendo filho de Matheos Fernandes, e Maria Fernandes. Professou o instituto de S. Paulo primeiro Ermitaõ em o Convento da Serra de Ossa a 10 de Setembro de 1619. onde pela agudeza do engenho, e penetraçaõ do juizo sahio taõ perito nas sciencias Escolasticas, que dictou pelo espaço de 15 annos Theologia aos seus domesticos até jubilar em taõ sagrada Faculdade. Foy ornado de tantos dotes, que qualquer delles o podiaõ constituir digno da mayor estimaçaõ. Cantava com suavidade, compunha Musica com admiravel idea, e tangia Orgaõ com summa destreza. Teve para a Poesia Latina natural afluencia, para as sciencias severas portentoso talento, e para as Oraçoens Evangelicas elegante facundia. Duas vezes governou a Religiaõ deixando saudozos, e edificados os subditos. Falleceo no Convento de Lisboa a 19 de Setembro de 1665. Compoz.

Epigrammata in Laudem Sanctorum, qui per totum anni circulum ab Ecclesia Universali celebrantur, & alia Poemata. M. S. 4. Conservase no Convento de Lisboa.

Sermoens. 2. Tom. M. S. 4. Constavaõ de Panegiricos de Santos, e Discursos Quadragessimais. Estes tres volumes affirma Joaõ Franco Barreto na Bib. Portug. M. S. que os vira.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]