Teatro a bordo de naus portuguesas é uma obra editada pela Caleidoscópio, da autoria de Carlos Francisco Moura. Com apresentação a cargo de Francisco Contente Domingues e José Manuel Castanheira.
Sendo uma investigação sobre a essência do lugar do espetáculo uma matéria essencial para o laboratório permanente que é a criação cenográfica contemporânea, esta obra constitui um valioso contributo para a História do Teatro em Portugal.
O livro é complementado com o mapeamento da posição aproximada das naus em que foram documentadas representações, nos oceanos Atlântico e Índico; e uma tabela com o resumo de dados sobre as representações a bordo.
O autor é arquiteto e investigador em História da Arte na Universidade Federal do Mato Grosso e integra uma equipa de investigadores bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian que desenvolve pesquisas sobre História da Arquitetura e do Urbanismo em Portugal, Brasil e Ultramar. Foi professor de História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e investigador no Centro Brasileiro de Estudos Portugueses da mesma universidade. Colabora em diversos jornais e revistas especializadas, contando com três dezenas de trabalhos publicados.

Fonte: BNP