Fr. HENRIQUE DE NORONHA naceo em Lisboa a 31 de Março de 1610. E teve por Progenitores a D. Marcos de Noronha, e a D. Maria Henriques filha de D. Francisco da Costa Armeiro mór, e Embaxador a Marrocos, e por Avós a D. Thomaz de Noronha Embaxador de França, e D. Helena da Sylva filha de D. Gil Eannes da Costa Vedor da Fazenda delRey D. Sebastiaõ. Com eleiçaõ prudente preferio ao esplendor do nacimento a austeridade do claustro recebendo o habito de Carmelita da primeira Observancia em o Convento patrio quando estava em a innocente idade de 13 annos a 20 de Iulho de 1623. e professando solemnemente a 17 de Mayo de 1626. Como fosse admitido a Collegial do Collegio de Coimbra a 14. de Novembro de 1629. mostrou na carreira dos estudos escholasticos a viveza summa do seu penetrante engenho. Depois de ter sido Prior do Convento de Camarate; Socio, e Secretario do Provincial Fr. Antonio da Guerra, Prior do Convento de Lisboa, e Prezentado, foy eleito Provincial pela uniformidade de trinta, e quatro votos de que se compunha o Capitulo a 12 de Mayo de 1658. Naõ consentio a morte, que acabasse o tempo deste lugar, que administrava com integridade, e benevolencia arrebatando o intempestivamente a 17 de Fevereiro de 1660. quando contava 50 annos de idade, 37 de Religiaõ. Iaz sepultado no Cemiterio antigo do Convento de Lisboa com este Epitafio.

Aqui jaz o muito Reverendo Padre Presentado Fr. Henrique de Noronha Provincial desta Sagrada Religiaõ, varaõ illustre por geraçaõ. Falleceo no segundo anno do seu Provincialado aos 17 de Fevereiro de 1660.

Compoz com estilo elegante, e conceituozo.

Exemplar politico ideado nas acçoens do seu Outavo Avò o Serenissimo Rey D. Pedro I. deste Reyno. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor delRey. 1723. 8.

Da obra, e do Author faz larga mençaõ Fr. Manoel de Sá Mem. Historic. dos Escrit. da Prov. do Carm. de Portug. cap. 43. §. 270. e seguinte.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]