D. GASPAR MALDONADO DE ESPOLETA natural de Lisboa moço fidalgo da Caza Real Senhor do Morgado, e Coutada da Vidigueira, Commendador da Commenda de Santa Maria da Nave da Ordem de Christo, Vedor da Chancellaria mór do Reyno, filho de D. Miguel Maldonado Commendador de S. Maria da Nave, e Vedor da Chancellaria mór do Reyno, e de sua mulher D. Margarida Soares de Espoleta filha de D. Diogo Soares de Espoleta Cavalleiro da Ordem da Monteza. Foy muito estudioso da Historia secular, particularmente de huma das suas mais nobres partes qual he a Genealogia em que escreveo muitos livros com igual verdade, que indagaçaõ, sendo os principaes.

Nobreza de Espanha 1. Parte. Contem a historia dos seus Reys começando de D. Pelayo com as memorias dos Ricos homens, e grandes da Corte; sucessaõ de cada hum delles até os nossos tempos com a noticia das Armas, Apellidos, e Solares, origens dos governos politicos, e dos Titulos em que entraõ os Reys das Asturias, Leaõ, Portugal Galliza, e Castella repartida em varios livros. M. S.

Nobreza de Espanha. 2. Parte. Comprehende os Reys de Aragaõ, Valença, Catalunha, Navarra, Ilhas de Sardenha, Malhorca, Minorca começando de D. Inigo Arista pelo Rey de Navarra, dos Condes de Aragaõ, e Barcellona, seus Ricos homens, e descendentes com suas Armas, e Titulos. M. S.

Nobreza Politica de Espanha. Consta dos Titulos, e Foros da Nobreza. M. S.

Seta de ouro. Discurso para hum Principe com esta honorifica insignia premiar aos Benemeritos. M. S.

Notas ao Nobiliario do Conde D. Pedro Conde de Barcellos. M. S.

Destas obras como do Author fazem memoria Joaõ Franco Barreto. Bib. Portug. M. S. e o Padre D. Antonio Caet. de Souza Apparat. a Hist. Gen. da Caz. Real Portug. 123. §. 136.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]