Fr. GASPAR COTTA natural da Cidade de Beja em a Provincia Transtagana onde teve por Pays a Manoel Cordeiro, e Catherina Lopes. Recebeo o habito Carmelitano no Convento de Moura a 20 de Julho de 1621. em idade de 18 annos, e professou a 24 do dito mez do anno seguinte. Aprendeo Filosofia em Evora, e Theologia em Lisboa sahindo em ambas estas faculdades egregiamente perito por ser dotado de engenho perspicas, e memoria feliz. Exercitou com aplauzo o ministerio de Orador Evangelico. Ao tempo que se esperava copiosos frutos da sua estudioza aplicaçaõ morreo em o Convento do Carmo de Lisboa a 3 de Abril de 1651. quando contava 48 annos de idade e 30 de Religiaõ. Dos muitos Sermoens que pregou, se fizeraõ somente publicos.

Sermaõ aos 18 de Janeiro no ultimo dia da Festa que a Nobreza fez ao Santissimo Sacramento em a Igreja de Santa Engracia da Cidade de Lisboa. Lisboa por Domingos Lopes Roza 1643. 4.

Sermaõ pregado em hum dos dias, que se celebraraõ em Santa Engracia da Cidade de Lisboa na festa do Santissimo Sacramento este anno de 1647. Lisboa pelo dito Impressor 1647. 4.

Escrevia huma grande obra para os Pregadores que naõ consentio a morte lhe puzesse a ultima lima como afirma Fr. Manoel de Sà Mem. Hist. dos Escrit. Do Carm. da Prov. de Portug. cap. 38.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]