ANTONIO GOMES LOURENÇO (e não Loureiro como com erro manifesto se deixou estampar no pseudo Catalogo da Academia), Cavalleiro da Ordem de Christo, Cirurgião e professor de Cirurgia no Hospital Real de todos os Sanctos de Lisboa, etc. – Foi natural de Mortagoa, e ainda vivia em 1788. – E.

725) (C) Arte Phlebotomantca, anatomica e cirurgica para Sangradores etc. Lisboa, por Pedro Ferreira, 1741. 4.º – Obra util, e bem acreditada com respeito ao tempo em que foi escripta. Hoje já não é procurada, e apenas serve para auctorisar os vocabulos da sua profissão.

726) (C) Breve exame de Sangradores, extrahido da Arte Phlebotomanica etc. Ibi, pelo mesmo 1746. 8.o Está no caso do precedente.

727) (C) Cirurgia Classica Lusitana, Anatomica, Pharmaceutica, Medica. Parte I. Lisboa, por Bernardo Antonio de Oliveira 1754. 4.o – Parte II. Lisboa, por Antonio Rodrigues Galhardo 1769. 4.º É já segunda edição, sendo a primeira de 1762. Ambas as partes: terceira impressão, ibi, por Francisco Luis Ameno 1780. 4.o – (V. a censura d’esta obra na Gazeta Litteraria de Março de 1762), e nos Elementos de Cirurgia de Caetano José Pinto d’Almeida, parte I pag. 261).

Consta que tambem imprimira em 1772 uma Dissertação ou como Supplemento ácerca de certos pontos da Arte, que omittira n’aquelles dous volumes. Não tive ainda occasião de a ver.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]