Fr. FRUCTUOSO DA MADRE DEOS chamado no seculo Fructuoso Sequeira natural de Monte Mor o Velho do Bispado de Coimbra, e filho de Gallor de Mendanha nobre ramo da Familia deste apellido, e de Maria de Sequeira. Como era dotado de estatura agigantada, forças buscas, e animo destemido mostrou em varias ocasioens que ninguem por mais valente que fosse, podia resistir à sua espada, porém illustrado de superior impulso empregou a sua valentia contra si mesmo buscando huma Religiaõ austera, e penitente, qual foy a dos Carmelitas Descalsos onde recebendo o habito no Convento de Nossa Senhora dos Remedios desta Corte 29. de Agosto de 1604. quando contava vinte e quatro annos de idade professou solemnemente a 8. do dito mez do anno seguinte. Para domar o seu robusto corpo se armou de rigurosas mortificaçoens com que brevemente o reduzio às leys do espirito, alcançando pelo exercicio de virtudes heroicas o respeito, e veneraçaõ dos seus domesticos. Foy Prior dos Conventos de Cascaes, Evora, e Vianna fazendo observar exactamente os preceitos do seu Instituto. Sendo convidado pelo Prior do Bussaco para assistir à Dedicaçaõ da Igreja desta Carmelitana Thebaida que se celebrou 3. de Mayo de 1639. com tanto fervor se afeiçoou à vida erimitica que nella passou o largo espaço de doze annos com grande admiraçaõ dos seus austeros habitadores dos quais era vigilante emulo assim em o continuo exercicio da Oraçaõ como das penitencias com que macerava a corpo. Impossibilitado por hum acidente de parlezia naõ continuou a assistencia do Dezerto donde passando para o Collegio de Coimbra observou até a morte contra o preceito dos Medicos a abstinencia de carne. Muitos dias antes do ultimo da sua vida revelou a alguns Religiosos que em Dorningo de Paschoa havia de morrer cujo vaticinio se vio verificado a 28. De Março de 1660 em que se celebrou esta triunfante, e gloriosa solemnidade quando contava 80. annos de idade e 56. de Religiaõ. Compoz.

Caderno dos santos custumes de que devem uzar os Ermitaens deste santo Dezerto do Bussaco no Convento, e nas Ermidas. Esta Obra se conserva M. S. em varios Treslados em Bussaco a qual serve de intruçaõ aos seus habitadores para tudo quanto nelle devem obrar; podedo gloriarse o Padre Fr. Fructuoso de ser o primeiro que reduzio a methodo este celestial Instituto, cujos preceitos moderou depois a prudencia de alguns Prelados por serem impracticaveis à fragilidade da natureza humana.

Tratado da Familia dos Mendanhas, de que elle descendia. Desta Obra faz memoria o Padre D. Antonio Caetano de Souza Apparat à Hist. Gen. da Caz. Real Portug. p. 109. §. 115. onde erradamente escreve que seu Author morrera a 20. de Abril de 1658. sendo a 28. de Março de 1660. como deixamos escrito por informaçaõ do Reverendo Padre Fr. Francisco de Santa Maria actual Chronista dos Carmelitas Descalços deste Reyno, a cuja deligencia devemos as noticias dos Authores desta Sagrada Reforma. Delle se lembra Fr. Ioaõ do Sacramento no 2. Tomo da Chronic. dos Carmel. Descalsos da Prov. de Portug. liv. 5. cap. 23. §. 533.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]