FRANCISCO RODRIGUES CASSAM naceo no anno de 1614. no Concelho de Saõfins distante seis legoas para o Poente da Cidade de Lamego em a Provincia da Beira sendo decimo, e ultimo filho, que pario sua Mãy quando contava cincoenta annos de idade. A natureza, que na sua produçaõ excedeo o termo da fecundidade, se singularizou no talento, que lhe deo ornando-o de juizo perspicaz, comprehensaõ summa, e memoria tenacissima cujos dotes o constituhiraõ em a Universidade de Coimbra hum dos mayores Professores da Medicina, que venerou o seu tempo em cuja Faculdade recebeu a borla Doutoral, naõ sendo menos estimavel pela noticia, que tinha das letras humanas, Oratoria, Poetica, estudo da Historia Sagrada, e Profana, intelligente, e versado (como delle escreve o Licenciado Jorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. pag. 396. letra A.) nas Antiguidades deste Reyno, e fóra delle, e Fr. Ant. Brandaõ no Prolog. da Terceir. Part. da Mon. Lusit. Grande Medico, e Mathematico de grande noticia, e applicaçaõ nas Historias. Juntou huma numerosa Livraria composta de todas as sciencias onde no tempo, que lhe restava da vizita dos enfermos o consumia na liçaõ de varias noticias para illustrar as suas doutas composiçoens. Morreo na Cidade de Coimbra, quando contava a provecta idade de noventa annos. Compoz

Invectiva contra o Tabaco, em que mostrava com fundamentos solidos ser peçonha fina, e peste encuberta. Este Tratado trouxe a Lisboa para o imprimir quando no anno de 1663. foy chamado para curar o Serenissimo Infante D. Pedro.

Tratado em que provava que os Campos Elysios estiveraõ em Coimbra junto ao Mõdego. Desta obra faz mençaõ Fr. Antonio da Purificaçaõ no Prolog. à 1. Part. da Chron. de Santo Agostinho da Prov. de Portug. cap. 5. onde affirma, que seu Author a quem intitula Medico peritissimo lha cõmunicara estando jà prompta para a Impressaõ.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]