IOAÕ VALVERDE natural de Lisboa como escrevem Zacuto lib. 1. Hist. 84 & lib. 6. Hist. 6. e o Licenciado Iorge Cardoso Mem. M. S. para a Bib. Portug. Foy celebre professor da Medecina que exercitou com grande fama do seu nome em Roma sendo Medico do Cardial D. Fr. Ioaõ de Toledo Arcebispo de Compostella da Ordem dos Pregadores. Igual sciencia teve da Anatomia, que aprendeo do Mestre Miguel Columbo em Italia deixando para irrefragavel argumento desta Faculdade a obra seguinte com que illustrou a Andre Vesalio, que nella escrevera doutamente.

Historia de Composicion del cuerpo humano. Roma por Antonio de Salamanca, e Antonio Lanfrerio. 1556. fol. Consta de 7 livros. o 1. trata dos fundamentos do corpo humano, que saõ ossos, e cartilagens. 2. dos ligamentos dos ossos, e suas cuberturas, que saõ carne, e pelle. 3. dos membros necessarios para a conservaçaõ do corpo assim em individuo, como em especie. 4. dos membros necessarios à vida, como coraçaõ, e outros, que compoem o peito. 5. dos membros, que servem para o sentir, e mover. 6. Das primeiras veyas, e arterial. 7. dos instrumentos medios pelos quais sentimos, e nos movemos. As estampas desta obra foraõ dibuxadas, e abertas por Gaspar Bezerra famoso Pintor, e abridor de estampas. Sahio traduzida esta obra em Italiano por seu Author. Venetia apresso Junti. 1586. fol. Depois a traduzio na lingua Latina Miguel Columbo, e sahio com este titulo.

Anatome Corporis humani à Michaele Columbo latine reddita, & additis Latinis aliquot tabulis exornata. Venetiis apud Juntas. 1589. fol.

De animi, et Corporis Sanitate tuenda liber. Parisiis apud Robertum Stephanum. 1552. 8. et Venetiis apud LudoVicum Lilium. 1553. 8.

Duae Epistolae ad Michaelem Reynosum J. C. datae Kalend. Aug. 1625.

Sahiraõ impressas ao principio das Observaçoens Practicas do mesmo Reynoso onde consta, que ainda neste anno Vivia. Na mesma obra está impressa huma sua Elegia, Latina em aplauso das mesmas Observaçoens na qual mostra a natural afluencia, que tinha para a Poezia.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]