IOZÉ HOMEM DE ANDRADE filho de Iorge Gonzalves, e Margarida de Andrade naceo em Lisboa a 24 de Novembro de 1658. Nos estudos da Gramatica Latina, Filosofia, e Theologia fez grandes progressos a sua curiosa aplicaçaõ naõ sendo menores no exame das mayores dificuldades da Arte da Medecina investigando diversos Authores Latinos, Italianos, e Francezes, que mereceraõ estimaçaõ nesta faculdade. Exercitou na sua patria a Arte de Boticario manipulando todo o genero de medicamentos pelo methodo dos mais insignes professores da Pharmaceutica. Falleceo a 17 de Mayo de 1716. quando contava 68 annos de idade.

Compoz

Apologia Pharmaceutica pela verdadeira trituraçaõ da Iallapa, e dos Aromaticos discutientes que entraõ na compoziçaõ da Benedicta; e pela operaçaõ do unguento Apostolorum de Avicena em ordem a se lhe naõ acrecentar mais verdete, do que seu Author pede na dita compoziçaõ. Lisboa por Bernardo da Costa de Carvalho 1691. 4.

Segunda Parte Apologetica pela trituraçaõ da Iallapa, e todos os mais medicamentos segundo a ordem dos Canones Universaes de Messue, e sua verdadeira exposiçaõ. Lisboa pelo dito Impressor 1692. 4.

Encyclopedia Pharmaceutica. fol. M. S.

Manipulus Medecinarum. 4. M. S.

Officina Medica morborum. 4. M. S.

Theorica Pharmaceutica in qua continentur regulae, & praecepta ut melius simplicia cognoscantur, et composta conserventur. 4. M. S.

Controversias Medecinaes. 4. M. S.

Ramillete de Plantas. 4. M. S. escrito na lingua Castelhana.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]