Fr. IOZÉ DA PURIFICAÇAM naceo em a Villa de Setubal, e foy bautizado na Parochia de S. Sebastiaõ a 21 de Março de 1673. sendo filho de Francisco Ioaõ, e Brites Netta. Quando contava desoito annos de idade professou o sagrado instituto da illustre Ordem dos Prègadores em o Convento de Azeytaõ a 19 de Março de 1691 . onde floreceo o seu engenho em produçoens poeticas, a investigaçoens Theologicas sendo Mestre do numero em a Sagrada Theologia. Foy muito perito na lingua Latina, e Italiana, como em os preceitos da Oratoria. Tendo sido Academico da Academia Portugueza instituida em Caza do Excellentissimo Conde da Ericeira D. Francisco Xavier de Menezes onde recitou varios discursos com universal aplauzo, foy eleito Academico do numero da Academia Real da Historia Portugueza para escrever as Memorias Historicas das Tres Ordens militares deste Reyno. Falleceo em o Convento de Lisboa a 30 de Março de 1746. com 73 annos de idade e 55 de religioso. Delle faz mençaõ Fr. Pedro Monteiro Claustr. Dom. Tom. 3. pag. 245.  Compoz

Sermaõ nas Exequias Solemnes ao Santissimo Padre Benedicto XIII. Da Sagrada Ordem dos Prègadores celebradas no Real Convento de S. Domingos de Lisboa em 30. de Março de 1730. Lisboa por Miguel Rodriguez. 1730. 4.

Sermaõ de Nossa Senhora das Dores Raynha dos Martyres prègado na Santa Sè Patriarchal no ultimo dia do Septenario. Lisboa na Officina Augustiniana. 1730. 4.

Cathalogo dos Mestre e Administradores da illustre, e antiquissima Ordem militar de Aviz. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor de S. Magestade. 1722. fol. Sahio no Tom. 2. da Colleç. dos Docum. da Academia Real.

Conta dos seus estudos Academicos recitada no Paço a 22 de Outubro de 1723. No Tom. 2. da Colleç. dos Docum. Lisboa pelo dito Impressor. 1723. fol.

Conta dos seus estudos Academicos dada no Paço a 7 de Setembro de 1724.

Sahio no Tom. 4. da Colleç. &c. ibi pelo dito Impressor. 1724. fol.

Conta dos seus estudos Academicos em o Paço a 7 de Setembro 1726. Sahio no Tom. 6. da Collec. &c. ibi por Jozè Antonio da Sylva Impressor da Academia. 1726. fol.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]