FERNANDO LOPES DA CASTANHEDA naceo na celebre Villa de Santarem, e foy filho natural do Licenciado Lopo Fernandes da Castanheda, o primeiro Ouvidor da Cidade de Goa. Na idade da adolecencia entrou em a Religiaõ Dominicana, da qual sahindo passou ao Oriente com seu Pay, na Armada em que foy por Governador da India o insigne Heróe Nuno da Cunha, e partio de Lisboa a 18. de Abril de 1528. Tanto que chegou a Goa, impellido da gloria da Naçaõ Portugueza, de que fora famoso theatro todo o Oriente, começou a idear huma Historia em que deixasse na posteridade eternizada a memoria de taõ illustres façanhas. Para alcançar o fim dezejado naõ sómente investigou as noticias que estavaõ depositadas nos Carthorios, e Archivos, mas consultou aos mesmos Capitaens, e Generaes, que tinhaõ sido gloriosos instrumentos de tantas Vitorias alcançadas em mar, e terra, contra os Antegonistas do nome Portuguez. Naõ satisfeita a sua incansavel deligencia com estas informaçoens discorreo por diverfas terras examinando com os olhos as suas situaçoens donde se seguio escrever huma Historia, desde o descobrimento da India atè o governo de D. Joaõ de Castro, com summa  individuaçaõ, e verdade, suprindo a elegancia do estilo a sinceridade da narraçaõ, em cujo laborioso disvelo consumio o largo espaço de vinte annos. Voltando ao Reyno igualmente falto de fazenda, que saude, se satisfez para passar a vida com os emolumentos, que lhe rendiaõ os lugares de Bedel da Faculdade de Artes da Universidade de Coimbra, e Guarda do seu Archivo, atè que na mesma Cidade falleceo a 23. de Março de 1559. e jaz sepultado na Parochial Igreja de S. Pedro em cuja sepultura tem gravado o seguinte epitafio.

Aqui jaz Fernaõ Lopes da Castanheda, escritor primeiro da Historia do descobrimento da India, o qual falleceo aos 23. dias do mez de Março de 1559. Compoz

Historia do descobrimento, e conquista da India pelos Portuguezes. No fim tem as seguintes palavras. Foy Impresso este primeiro livro da Historia da India em a muito nobre, e leal Cidade de Coimbra, por Johaõ de Barreyra, e Johaõ Alvares Impressores DelRey, na mesma Universidade. Acabouse aos seis dias do mez de Março de M. D. LI. 4. Consta de 267. paginas, e he dedicado a ElRey D. Joaõ o III.

Passados tres annos se reimprimio este livro em folha com differente dedicatoria ao mesmo Monarcha, e com diversidade no principio do primeiro capitulo como em o numero delles, e sahio com o titulo seguinte.

Ho livro primeiro dos dez da Historia do descubrimento, e conquista da India pelos Portuguezes. Agora emendado, e acrecentado. E nestes dez livros se contèm todas as milagrosas façanhas, que os Portuguezes fizeraõ em Etiopia, Arabia, Persia, e nas Indias, dentro do Ganges, e fóra delle, e na China, e nas Ilhas de Maluco do tempo que Dom Vasco da Gama Conde da Vidigueira, e Almirante do mar Indico descubrio as Indias atè a morte de Dom Joaõ de Castro, que lá foy Governador, e Vice-Rey. Em que se contèm espaço de cincoenta annos. No fim tem as seguintes palavras. Foy impresso este primeiro livro da Historia da India em a muito nobre, e leal Cidade de Coimbra por Joaõ de Barreira impressor d’ElRey na mesma Universidade. Acabou-se aos vinte dias do mez de Julho de M.D.LIIII. fol. No principio deste livro está o Privilegio d’EIRey D. Joaõ o III. passado em Almeirim a 14. De Junho de 1552. para que ninguem possa imprimir esta obra por ter seu Author gastado nella muita fazenda, e mais de vinte annos.

Historia do livro segundo do descubrimento, e conquista da India pelos Portuguezes. Coimbra por Joaõ de Barreira, e Joaõ Alvares Impressores d’ElRey anno M.D.LII. fol.

Ho Terceiro livro da Historia do descubrimento, e conquista da India pelos Portuguezes. Coimbra pelos ditos Impressores M.D.LII. fol.

Os livros Quarto, e Quinto da Historia do descubrimento, e conquista da India pelos Portuguezes. Coimbra pelos ditos Impressores M.D.LIII. fol.

Ho Sexto livro da Historia do descubrimento, e conquista da India pelos Portuguezes. Coimbra por Joaõ de Barreira Imprimidor da Universidade M.D.LIV. fol.

Ho Setimo livro da Historia do descubrimento, e conquista da India pelos Portuguezes 1554. fol.

Ho Octavo livro da historia do descobrimento, e conquista da India pelos Portuguezes Coimbra por Joaõ de Barreira Impressor d’ElRey na mesma Universidade 1561. fol. Este livro sahio posthumo, e os filhos do Author o dedicaraõ a ElRey D. Sebastiaõ, dizendo-lhe. Pedimos a V. A. queira tomar sob seu amparo este livro octavo, e com este o Nono, e Decimo seguintes, que muy cedo se imprimiraõ. Donde se collige que os deixou escritos Fernaõ Lopes da Castanheda, os quaes comprehendiaõ o Governo de D. Joaõ de Castro, e os mandou recolher ElRey D. Joaõ o III. a requerimento de alguns Fidalgos (como escreve Diogo de Couto Decad. 4. da India liv. 5. cap. 1.) que se acharaõ naquelle raro, e espantoso cerco, porque fallava nelles verdades, e ainda que os filhos do Author podiaõ cumprir a promessa que fizeraõ a ElRey D. Sebastiaõ por ser jà fallecido seu Avô D. Joaõ o III. nunca se imprimiraõ, cujos originaes conservava em seu poder Francisco Gomes como affirmou em 15. de Janeiro de 1620. a Francisco Galvaõ Maldonado que assim o escreve na sua Bib. Portug. M. S.

Sahiraõ traduzidos os 7. livros da Historia da India em a lingua Italiana por Afonso de Ulhoa com este titulo.

Historia dell’ Indie Orientali scoperte, e conquistate da Portoghezi di commissione dell’ invitissimo Re Dom Manuello di gloriosa memoria, &c. Part. 1. Venetia apresso Giordano Ziletti 1578. 4.

Part. 2. pelo dito Impressor, e no mesmo anno. 4.

O original desta traduçaõ se guarda na Bib. Vatican. n. 316. como escreve Montfaucon. Bib. Bib. M. S. Tom. 1. pag. 27. col. 1.

O primeiro Tomo foy traduzido em Francez por Nicolao de Grouchy com este titulo.

L’Histoire des Indes de Portugal contenant comment l’Inde a estè decouverte par le commandament du Roy Emanuel, & la guerre que les Capitaines Portugalois on menee pour la conqueste di celles, &c. Anveres per Jean Steelsio 1553. 8. & ibi 1554. por Michel Vascosan. 4. & por S. G. S. juntamente com o livro de rebus Emmanuelis de D. Jeronymo Osorio. Pariz por Robert. Magier 1581. 8. & ibi por François Estienne 1581. fol. O mesmo primeiro Tomo sahio vertido em Castelhano com este titulo.

Historia del descubrimiento, y conquista de la India por los Portuguezes. Anveres por Martin Nuncio 1554. 8.

Compoz mais

Livro de Cavallarias. M. S.

Cuja obra communicou seu filho Cyricio da Castanheda a muitas pessoas, e que huma aventura della se achava transcripta na 3. Part. do Palmeirim de Inglaterra.  

Fazem illustre memoria deste Author Couto Decad. 4. da Ind. liv. 5. cap. 1. Faria Epit. da Histor. Portug. Part. 4. cap. 18. Souza de Maced. Flor. de Espan. cap. 8. excel. 9. Hallevord. Bib. Curios. pag. 75. col. 1. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 289. col. 1. Ant. de Leaõ Bib. Orient. Tit. 3. e o seu moderno addicionador Tom. 1. Tit. 3. col. 74. Taxand. in Cathalog. Clar. Hisp. script.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]