Fr. FERNANDO DE ALMEIDA natural de Lisboa, e religioso da militar Ordem de Christo, que professou no Real Convento de Thomar no anno de 1638. sendo pela sua virtuosa vida eleito Visitador da Ordem em o anno de 1656. Foy hum dos mayores discipulos que sahiraõ da escola do insigne Mestre Duarte Lobo de quem se fez mençaõ em seu lugar, ou fosse na Theorica, ou na Practica da armonica Sciencia da Musica pela qual foy muito estimado do Serenissimo Rey Dom Joaõ o IV. soberano Mecenas de taõ sonora Arte. Faleceo no Convento de Thomar a 21. de Março de 1660. Entre muitas obras que compoz se distingue com grande excesso hum livro que comprehende

Lamentaçoens, Responsorios, e Misereres dos Tres Officios da Quarta, Quinta, e Sesta feira da Semana Santa. fol. M. S. o qual mandou copiar a Magestade d’ElRey D. Joaõ o V. Nosso Senhor quando assistio no Convento de Thomar para que se cantasse na sua Capella Real.

Missa a doze Vozes. Conserva-se na Bibliotheca Real da Musica como consta do seu Index Impresso. Lisboa por Pedro Craesbeck. 1649. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]