FR. ANTONIO DE SANCTO AGOSTINHO, Franciscano da provincia de Portugal, Procurador e Commissario Geral da Terra Sancta, cargos que exercitou com grande zelo e vigilancia, segundo diz Barbosa. – Foi natural de Lisboa, e m. no convento de S. Francisco da mesma cidade a 11 de Fevereiro de 1700.

Das duas obras que Barbosa e o Catalogo da Academia trazem em seu nome, por serem por elle mandadas imprimir no tempo em que exerceu o cargo de commissario, só darei aqui logar á segunda, que se intitula:

368) (C) Relação verdadeira do celeberrimo triumpho e victoria que conseguiu a Religião Franciscana, recuperando os sanctos Lugares de Jerusalem usurpados pela nação grega scismatica. Lisboa, por Miguel Deslandes 1691. 4.º de 23 pag. (Raro.)

Da outra, Breve Summario dos Conventos, Igrejas, Capellas etc. que a Religião dos Menores tem a seu cargo, não havendo razão alguma para attribuir‑lha, pois que elle não fez mais que mandar reimprimir em 1665 o que já andava impresso desde 1617, darei conta no artigo especial, destinado a commemorar as differentes edições que d’este opusculo se fizeram repetidas vezes, e em diversos tempos. V. Summario (Breve) dos Conventos etc. n’este Diccionario. – V. tambem a Bibliogr. Hist. do sr. Figaniere n.º 285.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]