LUIZ DA ANNUNCIAÇAÕ chamado no seculo Luiz Lopes, nasceo em a Cidade do Porto sendo filho de Ioaõ Lopes, e Paula Leonarda. Foy admitido á Congregaçaõ dos Conegos Seculares do Evangelista em o Convento de Villar de Frades a 17. de Junho de 1652. onde floreceo o seu talento na cadeira, e no pulpito. Foy Doutor Theologo pela Universidade de Coimbra, e Qualificador do Santo Officio. Pelo prudente juizo de que era ornado administrou duas vezes a Provedoria do Hospital Real das Caldas, e os Reytorados dos Conventos de Villar, e Collegio de Coimbra. Teve natural elegancia para se explicar, ou fosse discorrendo. Ou conversando. Falleceo na patria a 28. de Novembro de 1709. com 70. annos de idade e 57. de Congregaçaõ. Delle se lembra com louvor o Padre Francisco de Santa Maria Chron. dos Coneg. Sec. liv. 2. cap. 40. Publicou.

Sermaõ na Tresladaçaõ de S. Bento prégado no Convento das Religiosas do Porto. Coimbra pela Viuva de Manoel de Carvalho 1673. 4.

Sermaõ do Discipulo amado o Evangelista S. Ioaõ pregado no Hospital Real de Coimbra. Coimbra por Manoel Dias 1675. 4.

Censura da Chronica dos Conegos Seculares do Evangelista composta pelo Padre Francisco de Santa Maria. Sahio impressa ao principio desta obra. Lisboa por Manoel Lopes Ferreira 1697. fol. He elegãte, e discreta.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]