D. LUIZ DA ASCENÇAÕ. Nasceo em Lisboa sendo filho natural de D. Luiz Lobo primeiro Conde de Oriola, e setimo Baraõ de Alvito. Desde a puericia deu manifestos argumentos da viveza do engenho, e promptidaõ da memoria com que liberal o dotara a natureza. Deixada a casa paterna recebeo o habito dos Conegos Regulares de Santo Agostinho no Real Convento de Grijó a 10. de Abril de 1654. onde estudando as sciencias severas se distinguio com tal excesso dos seus condiscipulos, que antes de o ser ja parecia Mestre. Admitido pela Universidade de Coimbra entre o numero dos Doutores Theologos em o anno de 1663. começou a exercitar o ministerio de Orador Evangelico em o qual mereceo universal aclamaçaõ naõ sómente pela profundidade do discurso e subtileza de juizo, mas pela vasta noticia das Escrituras, e Santos Padres com que exornava, e estabelecia os seus Sermoens sempre ouvidos e admirados dos mais celebres eruditos, que lhe formavaõ o auditorio. Foy Prégador da Magestade delRey D. Pedro II. Vizitador da sua Canonica Congregaçaõ, Vigario do Real Convento de Santa Cruz de Coimbra, e Vicecancellario da Universidade. Falleceo a 20. de Setembro de 1693. Compoz.

Sermaõ na Sexta feira de Lazaro em a Casa da Mizericordia de Coimbra. Coimbra por Jozeph Ferreira 1672. 4.

Sermaõ na profissaõ de trama Religiosa de S. Bento. Coimbra pelo dito Impressor 1672. 4. Sahiraõ vertidos estes dous Sermoens em a lingua Castelhana por D. Estevan de Aguillar, y Zuniga Deaõ da Collegiada de Escalona. Madrid por Andres Garcia de la Iglesia 1679. 4. em o 2. Tomo da Laurea Lusitana.

Sermaõ do Mandato. Coimbra por Jozé Ferreira 1673. 4.

Sermaõ do Mandato prégado na Mizericordia de Lisboa. Coimbra por Jozeph Ferreira 1677. 4.

Sermaõ da Soledade da Virgem Santissima Senhora Nossa. Coimbra pela Viuva de Manoel Carvalho Impressor da Universidade 1676. 4.

Sermaõ das Exequias da Excellentissima Senhora D. Bernarda Caetana Lobo Condessa de Oriola, Baroneza de Alvito em 28. de Março de 1687. Lisboa por Miguel Deslandes 1688. 4.

Sermaõ na primeira Dominga do Advento na Capella Real. Lisboa por Miguel Deslandes 1689. 4. Sahio na Laurea Lusitana desde pag. 27. até 53. E Coimbra 1700. 4. & ibi 1728.

Sermaõ da Cinza pregado na Capella Real Coimbra 1701. 4.

Sahiraõ posthumos.

Sermoens Tom. I. Coimbra por Antonio Simoens Ferreira 1730. 4.

Sermoens Tom. 2. ibi pelo dito Impressor 1731. 4.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]