P. LUIZ GONZAGA natural de Lisboa filho de Manoel Fernandes, e Anna do Ó. Foy admetido ao instituto da Companhia de Jesus em o Noviciado patrio a 4. de Agosto de 1683. quando contava desasete annos de idade. Aprendeo letras humanas, e as ensinou em o Collegio de Evora onde tambem ouvio Filozofia. Aplicou-se ao estudo da Mathematica, que dictou no Collegio de Santo Antaõ de Lisboa merecendo instruir com os preceitos de taõ sublime Faculdade ao Principe D. Ioaõ que hoje felismente reyna. Foy Reytor do Collegio de Santo Antaõ, e Propozito da Casa professa de Saõ Roque onde falleceo a 14. de Março de 1747. quando contava 81. annos de idade, e 64. de Religiaõ. Delle faz breve memoria o Padre Francisco da Fonceca Evor. glorios. p. 434. Publicou.

Sermaõ da Canonizaçaõ de S. Francisco Xavier no ultimo dia da sua Novena prégado na Casa professa de S. Roque de Lisboa em 12. de Março de 1706. Lisboa por Miguel Manescal 1706 4.

Sermaõ de acçaõ de graças na festa que fez o Serenissimo Infante D. Manoel livrando da queda que deu de hum Cavallo na ponte de Pedrouços, no Real Mosteiro das Religiosas da Madre de Deos aos 17. de Dezembro de 1712. Lisboa pelo dito Impressor. 1713 4.

Relaçaõ das Festas que os Padres da Companhia de JESUS da Casa professa de S. Roque em a Cidade de Lisboa fizeraõ em a Beatificaçaõ do B. Padre Joaõ Francisco Regis Sacerdote professo da mesma Companhia. Lisboa por Paschoal da Silva Impressor delRey. 1717 4. Sahio sem o seu nome.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]