Fr. LUIZ DE S. FRANCISCO chamado no seculo Luiz Affonso nasceo em Lisboa onde teve por Pays a Joaõ Lopez Cidadaõ desta inclita Cidade, e Cavalleiro da Casa do Infante Cardeal, e Leonor Affonso da Gama de igual nobreza a de seu consorte. Ornado de natural viveza, e prompta cõprehensaõ se distinguio em a Universidade de Coimbra na Faculdade dos sagrados Canones recebendo com admiraçaõ dos Cathedraticos a borla de Doutor, e regentando com aplauzo universal huma Cadeira naõ sómente em Coimbra, mas tambem em Salamanca sendo estas famosas Academias gloriosos theatros do seu Magisterio. Ao tempo que era Capellaõ Fidalgo da Casa do Cardial Infante D. Affonso e depois de seu irmaõ ElRey D. Joaõ o III. e possuisse huma opulenta Abbadia junto de Miranda do Corvo deixou com animo heroico as honras, e riquezas com que o mundo o lizongiava, e se recolheo no claustro da Religiaõ de S. Francisco em Compostella fugindo naõ sómente do seculo mas da patria para totalmente extinguir as afectuosas memorias de seus parentes, e amigos, e dedicar-se todo á vida austera que taõ dezenganadamente buscara. Para formar na sua pessoa hum perfeito Regular estudou Theologia Especulativa em que sahio eminente, como o fora na Juriprudencia Canonica, e querendo penetrar os mysteriosos arcanos da Escritura Sagrada aprendeo por insinuaçaõ do insigne Ieronimo Osorio Bispo do Algarve a lingua Hebraica quando contava cincoenta annos de idade colhendo da sua estudiosa aplicaçaõ taõ  abundante fruto que podia ser Mestre daquelle idioma com o qual se lhe fizeraõ patentes os textos mais deficeis de hum, e outro Testamento. Assistio muitos annos em Roma onde deixou eternizada a memoria da sua litteratura, e vida inculpavel nas virtudes que exercitou, e nos livros que compoz. Celebraõ o seu nome Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 27. col. 1. Posseu. Appar. Sacer. Tom. 2. Taxand. Cathal. clar. Hisp. Script. Thomaz Correa Orat. De Antiq. & dignit. Poesios que lhe dedicou chamando-lhe virem variae, multiplicis que doctrinae Hallevord. Bils. Curios. p. 250. col. 1. Imbonati Bib. Latin. Heb. p. 154. n. 5 69. Wadingo Script. Ord. Min. p. 243. col. 1. e Fr. Ioan. a D. Ant. Bib. Franc. Tom. 2. p. 296. col. 2. Publicou.

Globus, & Canon arcanorum linguae, Sanctae, ac divinae Scripturae. Romae apud Bartholamaeum de Grassis 1586. 4. Dedicado ao Cardial Ferdinando de Medicis, que depois foy Graõ Duque de Florença. A esta obra como a seu Author louva Fr. Lucas Wadingo no apparato que escreveo ás Concordancias Hebraicas de Fr. Mario Calacio Franciscano. Romae apud Stephanum Paulinum 1621. fol.

Oratio funebris in obitu Fr. Marci Valladarij Procuratoris Generalis Prcedicatorum ac Vicarij Generalis habita ex tempore apud S. Mariam super Mineruam. Romae apud Vicentium Accolti. 1587. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]