Fr. MANOEL ANGELO DE ALMEIDA naceo em a Cidade da Bahia Capital da America Portugueza a 26. de Fevereiro de 1697. tendo por pays a Joaõ de Almeida Pacheco, e Theodora da Cruz. Quando contava a florente idade de desanove annos havendo frequentado os estudos de Filosofia, e Theologia no Collegio dos Padres Jesuitas recebeo o habito de Carmelita calçado no Convento patrio a 27. de Junho de 1716. onde dictou as sciencias Escholasticas com aplauso do seu nome. Sendo eleito socio para o Capitulo Geral celebrado em Roma no anno de 1715. lhe conferio o Geral o gráo de Doutor em Theologia. De Secretario da Provincia subio a Provincial no anno de 1733. em que deu a conhecer a benevolencia do animo, e prudencia do juizo. De muitos Sermoens que prégou em diversas partes se fizeraõ publicos os seguintes.

Declamaçaõ moral na ocasiaõ da Rogativa que fez a Venerarel Ordem Terceira do Carmo da Bahia com huma devotissma Procissaõ de penitencia por causa da grande seca que sentio a mesma Cidade da Bahia desde o anno de 1734. até o presente de 1735. Lisboa por Jozé Antonio da Silva Impressor de Sua Magestade 1736. 4.

Sermaõ de Acçaõ de graças a Nossa Senhora da Vitoria em satisfaçaõ de hum voto que se lhe fez por hum beneficio alcançado por intercessaõ da mesma Senhora, prégado na santa Igreja da Cidade de Elvas. Madrid por Gabriel Ramirez 1738. 4.

Sermaõ nas Exequias do Excellentissimo e Reverendissimo Senhor D. Jozé Fialho Bispo que foy de Pernambuco Arcebispo da Bahia, e Bispo da Guarda celebradas com toda a magnificencia na santa Igreja de Olinda pelo Excellentissimo e Reverendissimo Senhor D. Fr. Luiz de Santa Thereza Bispo actual de Pernambuco. Lisboa por Miguel Rodrigues Impressor do Emminentissimo Senhor Cardeal Patriarcha. 1742. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]