D. Fr. MANOEL DOS ANJOS natural da Villa de Alcacer do Sal nobre Colonia dos Romanos em a Provincia Transtagana. Abraçou o instituto Serafico em a Provincia dos Algarves para ser hum dos seus grandes ornatos assim nas Faculdades severas que dictou aos seus domesticos até jubilar na sagrada Theologia, como nas Prelazias que regentou com grande prudencia, e afabilidade sendo eleito Provincial no anno de 1616. e Deputado da Inquisiçaõ de Evora de que tomou posse a 11. de Janeiro de 1620. Movido de ardente zelo assistio em o anno de 1580. aos feridos da peste que devastava a Cidade de Evora dispondo por ordem do V. Arcebispo da mesma Cidade D. Theotonio de Bragança largas esmolas para remedio dos que padeciaõ o contagio. Como fosse conhecida a sua grande litteratura o elegeo por seu Bispo Coadjutor com o titulo de Fez D. Jozé de Mello Arcebispo de Evora em cuja dignidade foy confirmado no anno de 1621. Pelo Pontifice Gregorio XV. No tempo que este Prelado assistia em Madrid governou a Diocese com igual vigilancia que prudencia. Cheyo mais de merecimentos, que de annos falleceo em Evora a 28. de Setembro de 1634. Jaz sepultado no Presbiterio da parte do Evangelho do Altar mór do Convento de S. Francisco da mesma Cidade. Delle fazem illustre memoria Nicol. Agost. Vida de D. Theot. de Brag. cap. 13. Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. p. 611. no Comment. de 9. de Julho letra F. Joaõ Franco Barreto Bib. Portug. M. S. D. Manoel Caet. de Sousa Cathal. dos Bisp. Portug. pag. 184. Fonceca Evor. Glorios. pag. 317. Fr. Pedro Ant. de Veneza Jardim Serafic. Tom. 1. Part. 3. cap. 5 . pag. 556. Relac. das Fest. Da Canon. de Santo Ignac. e S. Franc. Xav. fol. 7. De muitos sermoens que prégou em gravissimos auditorios se fizeraõ publicos os seguintes.

Sermaõ do Acto da Fé que se celebrou na Cidade de Evora em a Dominga infra octava de Corpus Christi em 21. de Junho de 1615. Evora por Francisco Simoens. 1615. 4.

Sermaõ na Beatificaçaõ de S. Francisco de Borja no Collegio da Companhia de JESUS da Cidade de Evora em 26. de Novembro de 1624. Evora por Manoel Carvalho Impressor da Universidade. 1625. 4.

Sermaõ no Acto da Fé que se celebrou na Cidade de Evora em o primeiro de Abril de 1629. na quinta Dominga da Quaresma. Evora por Manoel Carvalho 1629. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]