Fr. MANOEL DE S. CARLOS natural da Villa de Castello-Branco na Provincia da Beira, e filho de Simaõ Fernandes, e Catherina Gomez. Na idade da adolescencia professou o sagrado instituto dos Eremitas de Santo Agostinho a 24. de Dezembro de 1681. Onde depois de jubilar na Cadeira de Prima de Theologia, que dictou aos seus domesticos foy Qualificador do Santo Officio, Provisor, e Vigario Geral da Balliagem de Lessa, e Commendas de Malta do distrito da Cidade do Porto, e Examinador Synodal do mesmo Bispado. Ocupou na Ordem as Reytorias dos Collegios de Lisboa, Braga, e Coimbra com summa prudencia, e naõ menor afabilidade. Falleceo no Convento de N. Senhora da Graça de Lisboa a 25. de Abril de 1740. com 75. annos de idade, e 59. de Religiaõ. Compoz.

Sermaõ da Conceiçaõ da Virgem Senhora Nossa com as circunstancias de acçaõ de graças pelo feliz nacimento da Serenissima Infanta a Senhora D. Francisca, e da vinda dos dous Anjos da prata que o Excellentissimo D. Fr. Antonio Botado mandou vir de Augusta para o Convento de N. Senhora da Graça. Lisboa por Manoel Lopez Ferreira 1699. 4.

Sermaõ de Nossa Senhora da Penha de França prégado em, o Convento de Lisboa no terceiro dia do solemne Triduo que se lhe consagra todos os annos. Lisboa pelo dito Impressor 1699. 4.

Sermaõ dos Passos de Christo Nosso Redemptor, que comprehende a jornada do Pretorio de Pilatos até o monte Calvario prégado no Convento de Santa Monica Lisboa pelo dito Impressor 1700. 4.

Oraçaõ Paranetica exposta na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assumpçaõ de Lessa no primeiro dia da vizita, que começou em 3. de Julho de 1703 . Lisboa pelo dito Impressor 1704. 4.

Sermaõ em acçaõ de graças pelo feliz nacimento do Serenissimo Senhor Infante, e augusto Principe de Portugal D. Pedro prégado na santa Sé do Porto. Lisboa na Officina Deslandeziana. 1713. 4.

Panegyrico funeral nas exequias, que se celebraraõ em Lessa ao Illustrissimo, e Venerando Senhor Fr. Filippe de Tavora, e Noronha Ballio de Lessa, Commendador das Commendas de Oleiros, General que foy das Galés, e navios de Malta do Conselho de Sua Magestade luctuosamente exornado com varios poemas de diversos authores. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor delRey 1716. 4. Com este Panegyrico estaõ dous Epigrammas Latinos, e hum epitafio de Fr. Manoel de S. Carlos.

Chronologia dos Reytores, Mestres, e Graõ Mestres que governaraõ a sagrada Ordem militar de S. Joaõ Baptista nas quatro principaes Povoaçoens em que tem sido a sua habitaçaõ a saber em Jerusalem, em Acre, ou Ptolemaida, em Rhodes, e em Malta feito em o anno de 1722. 4. M. S.

Compilaçaõ de algumas materias curiosas pertencentes á sagrada Ordem dos Erimitas de N. P. Santo Agostinho de Portugal. fol. M. S. Neste livro estaõ muitos Pareceres seus Theologicos.

Breve instruçaõ das Cerimonias, e tudo mais, que pertence á vizita das Igrejas da Balliagem de Lessa da Ordem de S. Joaõ Jerosolomitano sita em Malta 4. M. S.

Estas tres obras se conservaõ na Livraria do Convento de Lisboa.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]