Sessão evocativa de Paulo Varela Gomes, homenageando a sua vertente literária, promovida pela Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) e com palestra por António Guerreiro.

A sessão inclui-se num ciclo de conferências dedicadas a Paulo Varela Gomes, nome maior da História da Arte em Portugal, e ao seu legado académico, crítico, historiográfico e literário

Paulo Varela Gomes nasceu em Lisboa, a 28 de Outubro de 1952, e faleceu em Podentes, concelho de Penela, a 30 de Abril de 2016, depois de uma prestigiada carreira como professor universitário, historiador de arte e de arquitectura, crítico e escritor. Colaborou regularmente com jornais e revistas, da especialidade e generalistas, tendo-se tornado conhecido do grande público também pela apresentação do documentário televisivo O Mundo de Cá, de que foi co-autor, sobre a presença portuguesa no Oriente.

O ciclo de homenagem centra-se na abordagem do perfil intelectual que Paulo Varela Gomes apresentou ao longo do seu percurso profissional, consistindo em quatro sessões públicas sobre alguns temas essenciais do trabalho do homenageado: a História da Arquitectura, o Oriente, a Pintura e a Literatura.

Cada sessão conta com um moderador e um painel, composto por figuras do meio universitário, museológico, literário e editorial, que irão testemunhar e salientar os principais contributos trazidos por Paulo Varela Gomes para as várias áreas disciplinares.

(Fonte: Apha – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte)

Para mais informações consulte o site da Biblioteca Nacional de Portugal.