P. ALVARO LOBO, Jesuita, cujo instituto professou a 28 de Fevereiro de 1566. Cursou os estudos em Coimbra, e foi mestre de Philosophia em Evora. Exerceu tambem o cargo de Regente nos Collegios de Braga e Lisboa, e o de Reitor no do Porto. – N. em Villa Real de Traz os Montes, e m. em Coimbra a 23 de Abril de 1608 com 57 annos d’edade. – E.

258) (C) Martyrologio Romano accommodado a todos os dias do anno conforme a nova ordem do Calendario, que se reformou por mandado do Papa Gregorio XIII. Trasladado de Latim em portuguez por alguns Padres da Companhia de Jesus. Coimbra, por Antonio de Maris 1591. 8.º‑E no fim vem: Martyrologio dos Sanctos de Portugal, e Festas geraes do Reino; recolhido de alguns auctores e informações por alguns Padres da Companhia de Jesus. Coimbra, pelo mesmo 1591. – Contém ao todo o volume LXIV folhas não numeradas, a que se seguem 279‑21, numeradas só na frente, e depois uma taboada, e tabella geral d’erratas, que não apparece em alguns exemplares.

D’esta edição, que é rara e estimada, possuo um exemplar, comprado por 800 réis, e tenho visto outros na Bibl. Nacional de Lisboa, na Livraria do extincto Convento de Jesus, e em mão de alguns particulares. Possuo egualmente a segunda edição, que sahiu com o titulo seguinte:

259) (C) Martyrologio Romano, emendado por ordem do Papa Gregorio XIII e novamente accrescentado com auctoridade do Papa Clemente X. Lisboa por Miguel Deslandes 1681. 4.º de X‑520‑19 pag. – É tambem d’estimação.

Sahiu ainda em terceira edição, que foi preparada e dirigida pelo P. Victorino Pacheco, jesuita, sendo o titulo como segue:

260) Martyrologio Romano traduzido do latim em portuguez por alguns Padres da Companhia de Jesus, e impresso em Coimbra e Lisboa, agora novamente accrescentado e emendado. Lisboa 1748. No fim traz o Martyrologio Portuguez.

Duvida‑se, se o P. Alvaro Lobo é o auctor da Chronica do Cardeal Rei D. Henrique que a Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis publicou pela primeira vez em 1840. Veja‑se o que ahi se diz no prologo a pag. VII.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]