Fr. ALVARO LEITÃO, Dominicano, natural de Lisboa. Professou em Junho de 1629, e m. de avançada edade em 1676. Foi mestre de Theologia na sua ordem, e Prégador dos Reis D. Affonso VI e D. Pedro II. Não quiz jamais exercer algum cargo do governo claustral, chegando a renunciar o de Prior do convento d’Evora para que havia sido eleito por unanimidade. – E.

251) Sermões das Tardes das Domingas de quaresma, e de toda a semana sancta. Lisboa, por João da Costa 1670. 4.º de XII‑284 pag. afora os indices que vem no fim.

252) Sermão nas exequias do Serenissimo Principe D. Theodosio nosso snr… feitas no real Convento de Belem. Lisboa, por Paulo Craesbeeck 1654. 4.º de 34 pag.

253) Sermão em acção de graças pela saude e vida da Rainha nossa senhora. Lisboa, por Henrique Valente de Oliveira 1660. 4.º de IV‑31 pag.

254) Sermão do Acto da Fé celebrado em Lisboa a 4 de Abril de 1666. Lisboa, por João da Costa 1666. 4.º de VIII ‑ 46 pag.

255) Sermão na festa da canonisação de S. Pedro d’Alcantara. Lisboa, por Domingos Carneiro 1671. 4.º de 35 pag.

256) Sermão ás Religiosas do mosteiro do Salvador na segunda sexta feira de quaresma. Lisboa, por João da Costa 1675. 4.º, e Coimbra por Manuel Rodrigues de Almeida 1686. 4.º de 15 pag.

257) Epitome da vida e morte da gloriosa virgem Rosa de Sancta Maria, Religiosa Terceira da ordem dos Pregadores, dividido em dous sermões. Lisboa, por João da Costa 1669. 12.º.

Possuo a collecção d’estes sermões, hoje difficeis de reunir. Posto que o nome do auctor não fosse incluido no chamado Catalogo da Academia, os ditos sermões nem por isso perdem o logar que lhes compete por sua correcção e pureza de linguagem: e a sua leitura é recommendada pelo distincto philologo José Vicente Gomes de Moura, que na interessante obra dos Monumentos da Lingua Latina, pag. 430, inclue Fr. Alvaro Leitão na lista dos auctores por elle julgados classicos, e que os estudiosos da lingua podem consultar com proveito.

Os Sermões das Tardes de Quaresma custaram‑me 400 réis, mas creio que alguns exemplares têem sido vendidos por preços mais inferiores. Quanto aos sermões avulsos d’este, e dos mais prégadores do seculo XVII, poucas vezes apparecem que não sejam incorporados promiscuamente em collecção com outros, formando volumes, cujo preço é em geral muito variavel para que se possa estabelecer regra alguma fixa a esse respeito.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]