ANDRÉ D’ALBUQUERQUE RIBAFRIA, Commendador da Ord. de Christo, Alcaide mór de Cintra, Mestre de Campo General na provincia do Alemtejo, etc. – N. em Cintra a 21 de Maio de 1621, e m. combatendo gloriosamente na batalha das linhas d’Elvas a 14 de Janeiro de 1659. – V. o Panegyrico que á sua memoria dedicou João de Medeiros Corrêa. – E.

292) Relação da victoria que alcançou do Castelhano André d’Albuquerque, General da Cavallaria etc., entre Arronches e Assumar em 8 de Novembro de 1653. Lisboa, na Off. Craesbeeckiana 1653. 4.º de 8 pag.

São mui pouco vulgares os exemplares d’esta Relação, bem como os da maior parte dos papeis, publicados avulsamente e em grande numero, durante o longo periodo das guerras que se seguiram ao acto da acclamação d’elrei D. João IV, e exempção do dominio de Castella. As collecções feitas em tempos antigos pelos curiosos rarissimas vezes apparecem completas; as Bibliothecas de maior nome tambem não as possuem taes; e hoje é trabalho sobre maneira difficil, e talvez impossivel ás diligencias de qualquer particular o de reunir essa multidão de opusculos dispersos, dos quaes alguns debalde se procurariam ainda a peso de ouro.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]