Fr. MANOEL FERREIRA natural de Lisboa sendo filho de Pedro Ferreira, e Anna Ferreira. Professou o instituto Carmelitano em o Convento de Lisboa no anno de 1602. Estudada Filosofia em o Convento de Evora e Theologia em o de Coimbra sahio taõ consmado nestas Faculdades que foy Consultor da Bulla da Cruzada. Administrou na Religiaõ os lugares de subprior do Convento de Torres novas, Prior do Convento de S. Romaõ e Commissario da Ordem Terceira em Lisboa. Foy Confessor das Religiosas dos Conventos da Villa de Tentugal, da Cidade de Lagos, e da Cidade de Beja. No Capitulo celebrado em Lisboa a 30. de Abril de 1651. Foy nomeado Socio do Provincial Fr. Gaspar dos Reys. Partindo para Roma a Votar no Capitulo Geral em que sahio Geral da Ordem Fr. Mario Venturino, naõ chegou áquella Cidade impedido de huma infermidade que o privou da vida no mez de Abril de 1654. Compoz.

Sermaõ em a Sé Metropolitana da Cidade de Lisboa na publicaçaõ da Santa Cruzada em 21. de Novembro de 1632. Lisboa por Lourenço Crasbeeck 1633. 4.

Vidas dos Santos Martires Confessores, e Virgens da Ordem de Nossa Senhora do Monte do Carmo, dos quaes se reza na regular Observancia, e nos Padres Descalsos por particular concessaõ Apostolica. 1. Tratado. 2. Tratado do principio instituiçaõ, e obrigaçoens da Ordem Terceira da Penitencia de Nossa Senhora do Carmo. 3. Tratado. Breve instruçaõ da Doutrina Christaã. Lisboa por Antonio Alvares 1645. 4.

Vida da V. Anna Manoel da Conceiçaõ Terceira Carmelita que peregrinou duas vezes a Jerusalem e ao Sanctuario do Loureto, da qual foy Confessõr. Desta obra o allega como author Jorge Cardozo Agiol. Lusit. Tom. 3. pag. 451. No Comment. de 29. de Mayo letr. H.

Faz delle larga memoria Fr. Manoel de Sá Mem. Hist. dos Escrit. do Carm. cap. 76.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]