MANOEL GUEDES ESCACACHENA, natural da Villa da Arrifana de Sousa do Bispado do Porto, sendo filho de Nicolao Fernandes, e Maria Guedes. Aplicou-se na Universidade de Coimbra ao estudo da Medicina em que sahio taõ eminente, que ocupou na mesma Universidade Varias Cadeiras, como foraõ a de Cirurgia em 16. de Julho de 1650. do Methodo a 30. de Junho de 1656. Da Anatomia, em 30. de Setembro de 1659. e a de Vespora, em 8. de Abril de 1662. Compoz em Verso Portuguez

Officio da Purissma Conceiçaõ da Virgem Maria N. S. concebida sem macula de peccado original, muito aceito á mesma Senhora, como ella o revelou a seu grande servo, e devoto o Irmaõ Affonso Rodrigues da Companhia de Jesus Segoviano de Naçaõ aparecendolhe antes da sua morte, e dizendolhe que o deixasse escrito, que assim era servida, para que seus devotos tambem o rezassem. Lisboa por Antonio Alvares, Impressor delRey. 1650. 24.

Commentaria super libros Galeni de naturalibus Facultatibus, & super lib. 2. de Arte curativa ad Glauconem, & super libros de Temperamentis, & differentiis febrium. Delle faz memoria entre os celebres filhos da Arrifana o P. Antonio Carvalho da Costa, Coreog. Portug. Tom. 1. p. 385.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]