ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA DE ALMEIDA GARRET, natural da cidade do Porto, irmão do falecido Visconde do mesmo apellido. – Tem publicado:

204) Carta do Conde de Shrewsbury ao illustre Ambrosio Lisle Philips, traduzida do alemão para o inglez, e d’este para o portuguez. Porto 1842. 8.o gr.

205) A dolorosa Paixão de N. S. Jesus Christo, por Anna Catharina Emmerich traduzida do alemão para o francez, e d’este para o portuguez. Segunda edição. Porto 1846. 8.o gr.

206) Ensaio sobre a supremacia do Papa, especialmente a respeito da instituição dos Bispos, por D. José Ignacio Moreno, trad. do hespanhol. Porto 1843. 8.o gr.

207) As Viagens a Leixões, ou a troca das Nereidas. Poema heroi‑comico, offerecido ás Senhoras Portuenses por ***. Porto, na Typ. de Sebastião José Pereira 1855. 12.º gr. de XII‑348 pag. – Na Revista Peninsular, tom. II. pag. 277, se lê um juizo critico ácerca d’esta composição, que talvez parecerá a muitos severo em demasia. Reproduzil‑o‑hei aqui, simplesmente como opinião alheia, da qual não tomo por certo a responsabilidade: «A Viagem a Leixões, poema heroi‑comico, assim chamado por A. de A. Garret seu auctor, é uma composição exotica, sem merito, e carregada de defeitos capitaes desde a primeira pagina até o ultimo verso. Poema heroi‑comico nunca o foi uma collecção de quadras defeituosas, ensossas e indecentes. É um parto monstro da ignorancia da arte, e do mau gosto do auctor. Requiescat in pace.»

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]