Fr. MANOEL DE LIMA, naceo em Lisboa, sendo filho de Manoel Rabello de Lima, e Isabel Gomes. Na idade juvenil foy admittido á sagrada Religiaõ dos Erimitas de Santo Agostinho, professando solemnemente no Convento patrio a 26. de Junho de 1676. Estudou as sciencias severas com disvélo aplicando o mayor para a Rhetorica Ecclesiastica de que se seguio, exercitar por muitos annos o ministerio concionatorio em que conciliou geral aplauso pela delicadeza dos seus discursos ornados de erudiçaõ sagrada, e profana por cuja causa mereceo o lugar de Prégador Geral na sua Religiaõ. Falleceo no Convento de N. Senhora da Graça de Lisboa a 22. de Agosto de 1728. Compoz

Idéas Sagradas. Primeiro Tomo. Lisboa por Mathias Pereira da Sylva, e Joaõ Antunes Pedroso. 1720. 4.

Idéas Sagradas. Segundo Tomo. ibi por Joaõ Antunes Pedroso, 1721. 4.

Sermaõ de N. S. de Penha de França, prégado no 2. dia do Triduo do anno de 1683 no mesmo Convento Lisboa 4. Naõ tem anno, nem lugar da ediçaõ.

Sermaõ de S. Joaõ Evangelista no seu dia oitavo Domingo 3. de Janeiro deste ano de 1683 no Mosteiro da Rosa desta Cidade de Lisboa. Lisboa por Miguel Deslandes. 4.

A Trindade da terra, Jesus, Maria, José, em tres Sermoens. Lisboa, por Antonio Pedroso Galraõ. 1718. 4.

Politica Religiosa. Carta de hum Pay a seu filho, que vay ser Religioso. Lisboa, por Mathias Pereira da Sylva, e Joaõ Antunes Pedroso 1720. 4. Traduzio de Castelhano em Portuguez, esta obra da qual he Author Fr. Manoel de Macedo da Ordem dos Prégadores, como em seu lugar se dirá.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]