FR. ALEIXO DE SANCTO ANTONIO, Freire professo na Ord. De Christo, formado em Canones pela Univ. de Coimbra, Mestre dos noviços e Definidor da Ordem. – N. em Punhete, hoje Villa nova da Constancia, e m. no convento de Thomar aos 90 annos de sua edade a 7 de Dezembro de 1648. – E.

140) (C) Commentarios sobre os Evangelhos que se costumam cantar na Igreja Romana nas domingas do Advento, e da Septuagesima até á dominga de Paschoa, como tambem em algumas ferias e festividades de Sanctos. Coimbra, por Diogo Gomes Loureiro 1610. 4.o – Assim vem o titulo d’esta obra descripto na Bibl. de Barbosa, tomo I, d’onde passou para o denominado Catalogo da Academia, e d’uma e outro para a Bibl. Lusit. Escolhida de J. A. Salgado. – Deve ser assás rara, pois que ainda não deparei com algum exemplar d’ella. O mais notavel porém é, que um nosso distincto bibliographo já falecido me affirmou ha annos, tractando‑se d’este livro, que o vira, mas escripto em latim, e não em portuguez; e que tanto Barbosa como os que o têem seguido se enganaram redondamente, dando a obra como portugueza, quando em verdade o não é. Digo o que ouvi, sem que todavia possa responsabilisar‑me por tal affirmativa.

141) (C) Philosophia moral, tirada de alguns proverbios ou adagios, amplificada com auctoridades da sagrada Escriptura, e Doutores que sobre ella escreveram. Coimbra, por Diogo Gomes Loureiro 1640. 4.o de XVI‑293 pag. sem contar as do indice final. D’esta tenho um exemplar, e existem outros em todas ou quasi todas as Livrarias de Lisboa. No mercado é porém pouco vulgar, e o seu preço tem sido de 480 a 600 réis, e d’algum me consta que fora vendido por 720 réis.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]