ALEXANDRE FERREIRA, Doutor em Direito Civil pela Univ. de Coimbra, Desembargador da Relação do Porto, e da Casa da Supplicação da Lisboa, Deputado da Meza da Consciencia e Ordens, Secretario d’embaixade á côrte de Madrid, Academico da Acad. R. da Historia Portugueza, etc. – N. na cidade do Porto a 4 d’Outubro de 1664, e m. em Lisboa a 9 de Dezembro de 1739. – E.

172) (C) Supplemento Historico, ou Memorias e Noticias da celebre Ordem dos Templarios, para a historia da admiravel Ordem de N. S. Jesu Christo. Parte I, Tomo I. Lisboa, por José Antonio da Silva 1735. 4.o gr. de XL.‑718 pag., com um frontispicio gravado, conforme os que trazem todas as obras publicadas pela Academia de Historia, e mais outra estampa, que representa um Cavalleiro Templario propriamente vestido. – Tom. II. Ibi pelo mesmo impressor 1735. 4.º gr. N’elle continua a paginação desde 719 até 1157.

A continuação d’esta obra, achando‑se já impressa em parte, foi mandada suspender por ordem da Academia. Os motivos da suppressão não chegaram ainda ao meu conhecimento. Pouquissimos exemplares escaparam das folhas impressas, cuja numeração chega de pag. 1 a 504. Um curioso possuidor de um d’elles, mandou estampar‑lhe impressa uma folha de rosto, com o titulo seguinte:

173) Historia das Ordens Militares, que houve no Reino de Portugal, escripta pelo Dr. Alexandre Ferreira, Deputado da Meza da Consciencia e Ordens, e Academico Real, cuja impressão se suspendeu por ordem da mesma Academia. 4.o gr. Tracta das Ordens de S. Miguel da Ala, da Espada de S. Tiago em Fez, dos Namorados, da Madre‑Silva, e da Setta de S. Sebastião. Ha na livraria do Archivo Nacional um exemplar d’este volume; diz‑se que tem outro o sr. Conselheiro Macedo, e tambem havia terceiro na livraria do Advogado Abranches, que deverá ter passado com a melhor parte d’ella para o falecido Joaquim Pereira da Costa, por compra feita no espolio do mesmo Advogado. É obra mais que rara, e, ao que parece, desconhecida de Barbosa, e do compilador do Catalogo da Academia, que nem um nem outro a mencionam.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]