ALEXANDRE ANTONIO VANDELLI, Socio e Guarda‑mór dos Estabelecimentos da Acad. R. das Sc. de Lisboa, em cujo cargo succedeu ao antecedente, Ajudante servindo de Intendente geral das Minas e Metaes do Reino, e Membro da Commissão de reforma de pezos e medidas etc. – N. em Lisboa em 1784, e é filho do distincto botanico Domingos Vandelli. Em 1834 por effeito das mudanças politicas retirou‑se de Portugal para o Brazil, onde entrou no serviço do Imperador, e consta ser ainda vivo em 1858. – E.

158) Resumo da Arte da Distillação. Lisboa, na Off. de Simão Thaddeo Ferreira 1813. 8.o de 82 pag. – Este opusculo foi mandado imprimir pela Junta do Commercio, para se distribuir gratuitamente aos povos.

159) Apontamentos para a Historia das Minas em Portugal, colligidos pelo Ajudante servindo de Intendente geral das Minas e Metaes do Reino. Parte primeira. Lisboa, na Impr. Regia 1824. 4.o de 23 pag.

160) Memoria sobre a gravidade especifica das aguas de Lisboa e seus arredores. – Sahiu nas Mem. Econ. da Acad. R. das Sc, tomo IV.

 

[Diccionario bibliographico portuguez, tomo 1]