P. MANOEL RIBEIRO, naceo em a Cidade de Coimbra a desassete de Fevereiro de 1687, sendo filho de Jozé Francisco, e Marianna Ribeira. Foy admitido ao instituto da Companhia de Jesus em o Noviciado de Lisboa a 23 de Novembro de 1701 donde passando ao Brasil ensinou letras humanas na Capitanía do Espirito Santo, Cidade de S. Paulo, e Collegio da Bahia. Dictou Filosofia, e Theologia pelo espaço de dez annos assim Moral, como especulativa até chegar á Cadeira de Prima, e Perfeito dos Estudos geraes, e Examinador Synodal do Arcebispado da Bahia adquerindo geral veneraçaõ de grande Letrado pelos doutissimos pareceres que fez sendo consultado em gravissimas materias. Falleceo no Collegio da Bahia no anno de 1645, quando contava 60 annos de idade e 45 de Companhia. Compoz

Coroa Virginea esmaltada com as doze pedras preciosas do Racional de Araõ em obsequio das Santas onze mil Virgens com o compendio da sua Vida, e Martyrio. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ. 1734. 8.

Sermaõ da gloriosa S. Anna Mãy da Mãy de Deos, prégado na açaõ votiva, que na Igreja do Real Collegio da Companhia de Jesus da Cidade da Bahia dedicou á mesma Santa a Senhora D. Joanna da Sylva Guedes de Brito. Lisboa por Manoel Fernandes da Costa. 1735. 4.

Sermaõ do Principe dos Apostolos S. Pedro prègado na igreja do mesmo Santo, em a Bahia no anno de 1733. Coimbra no Real Collegio das Artes da Companhia de Jesus. 1736. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]