MANOEL RODRIGUES COELHO, filho de Antonio Rodrigues, e Maria Ferreira naceo em a Villa de Setuval, sendo bautizado na Parochial de S. Juliaõ a 2 de Fevereiro de 1687. Aplicou-se á manipulaçaõ dos medicamentos, conhecimento da virtude das ervas, e plantas de que resultou sahir perito Boticario, e excellente Botanico como manifestaõ as obras, que publicou com o titulo seguinte.

Pharmacopea Tubalense Chimico-Galenica 1. Parte, em que se faz naõ só huma reflexaõ physica, sobre os principios mixtos expondo depois a difiniçaõ de ambas as Pharmacopeas, e as operaçoens em que se dividem com os objectos della inteiramente explicados, mas tambem se mostra hum Diccionario com muitas vozes, e termos de ambas as Pharmacopeas, e a explicaçaõ dos mais versados Synonimos com que em diversos Idiotismos se pedem os simplices medicinaes, e finaliza com a indagaçaõ dos tres Reinos Animal, Vegetal, e Mineral com algumas objeçoens propostas, e decididas ácerca dos medicamentos deste taõ dilatadoImperio. Lisboa por Antonio de Sousa da Sylva. 1735. fol.

Parte 2. que contém hum Tratado das mais usaes e selectas composiçoens tanto dos antigos, como dos modernos, e ainda algumas que por ocultas se naõ vulgarizaõ; com os calculos dos medicamentos purgantes, Narcoticos, e Mercuriaes, e tambem com as annotaçoens precizas, e necessarias para a sua mais perfeita manipulaçaõ. Lisboa pelo dito Impressor 1735. fol.

Parte 3. Está prompta com as licenças, para a Impressaõ, e está trabalhando na 4. Parte.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]