MANOEL DOS REYS PEREIRA, naceo na Villa de Arrifana de Sousa do Bispado do Porto a 6 de Janeiro de 1706, sendo filho de Francisco Pereira Delgado, e Catherina Tereza Pereira. Da amenidade das letras humanas em que floreceo o seu perspicas talento passou a cultivar a severidade da Filosofia, e Jurisprudencia Canonica em que se formou na Universidade de Coimbra no anno de 1729. Aprovada a sua sciencia legal em o Dezembargo do Paço foy eleito Juiz de Fóra de Angola, que exercitou com grande desinteresse. A natural inclinaçaõ que teve para a Poezia fez que brotasse o seu fecundo engenho em diversos partos metricos nas lingoas Latina, Italiana, Franceza, Castelhana, e Portugueza nas quaes he muito versado. Podendo formarse das suas Poezias diversos volumes unicamente logrou o beneficio da luz publica a seguinte.

Cançaõ na desejada melhoria da Augusta Magestade delRey D. Joaõ V. nosso Senhor. Lisboa, por Antonio Isidoro da Fonseca. 1742. 4. Traduzio da lingua Italiana em a Latina.

Estatutos, e Leys da Religiaõ de Malta. Para complemento desta obra sómente lhe faltava o Index que naõ acabou pela ausencia que fez para Angola.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]