MARTIM CARDOSO DE AZEVEDO, natural da Cidade de Evora dotado de feliz engenho, e genio jovial, como de noticias historicas. Escreveo com estylo jocundo, e judicioso

Historia das Antiguidades da famosa Cidade de Evora. Sahio este livro com o nome de Amador Patricio, com o seguinte titulo impresso na Officina da Universidade de Evora 1739. 4.

Historia das Antiguidades de Evora. Primeira Parte repartida em déz livros, onde se relataõ as cousas, que aconteceraõ em Evora até ser tomada aos Mouros por Giraldo no tempo delRey D. Affonso Henriques, e o mais, que dahi por diante aconteceo até o tempo presente se contará na segunda parte, que para ficar mais desembaraçada se poem no fim desta os Reys de Portugal, com suas descendencias. Fazendo juizo desta obra o P. Francisco da Fonseca Evor. Glor. pag. 413. diz, que com summa habilidade misturando as fabulas com as historias, e acomodandoas engenhosamente aos sitios, nomes, e bairros da Cidade, fez a mais deleitosa leitura, que imaginar se possa: corre pelas mãos de todos M. S. com summo aplauso, e se Deos me der ocasiaõ procurarey de a imprimir.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]