Fr. MARCELIANO DA ASCENÇAM, naceo na augusta Cidade de Braga a 25 de Abril de 1692, onde foraõ seus progenitores Antonio Ribeiro da Sylva, e Natalia de Sá e Sottomayor. Na florente idade de 17 annos vestio a monachal cogulla do Principe dos Patriarchas S. Bento em o Convento de S. Martinho de Tibaens a 15 de Janeiro de 1709, onde estudou as Sciencias severas com tanta aplicaçaõ socorrida do penetrante engenho, de que o dotara a natureza que alcançada faculdade dos Superiores estava prompto para se graduar Doutor em a Universidade de Coimbra, cujo intento se frustrou por motivos particulares. Sendo Prégador Geral, e Examinador das Tres Ordens Militares aplicou todo o estudo para a Historia Ecclesiastica, principalmente da sua augusta Religiaõ, de que foy eleito Chronista, escrevendo com igual verdade, que indagaçaõ.

Vida do glorioso S. Bento Pay de todos os Monges, Mestre, e Legislador da Cenobitica vida Monastica, e Principe de todos os Patriarchas. Lisboa por Jozé Antonio da Sylva 1737. 8.

Antilogia Catacritica, e Apocatastasis da verdade Benedictina. Madrid por Alonso Baluas 1738. fol. He hum Defensorio contra Fr. Joaõ Bautista de Castro, e Fr. Jacinto de S. Miguel Frades Jeronymos empenhados a sustentar o seu Monachato.

Epitome da Vida do glorioso Santo Amaro Monge Benedictino. Coimbra no Real Collegio das Artes da Companhia de Jesus. 1748. 8.

Bibliotheca Benedictina Lusitana. Principiada no anno de 1732. 4. M. S.

Arvore Genealogica dos Duques de Borgonha, desde o seu tronco até D. Joaõ V. de Portugal, e Filippe V. de Castella, e Carlos VI. Emperador de Alemanha.

Arvore Genealogica dos Duques de Flandes, desde seu Chefe até o Emperador Carlos VI. D. Joaõ V. de Portugal, e Filippe V. de Castella.

Cathalogo Chronologico dos Duques de Veneza, desde o primeiro que elegeo aquella Republica até o Duque Reinante.

Milagres que S. Bento fez por algumas Imagens suas veneradas em Portugal. Esta obra foy feita á instancia de Fr. Diogo Mecolaeta Monge Benedictino de Castella para escrever em hum livro, que compoz que tem por titulo Vida, y milagros del glorioso Patriarcha de los Monges S. Benito. Madrid por Jozé Gonçalves 1733. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]