MIGUEL DA SYLVA PEREIRA. Naceo em Lisboa, donde depois de sahir egregiamente instruido na lingoa latina que fallou com expediçaõ, e escreveo com pureza, e nas Humanidades passou á Universidade de Coimbra estudar Jurisprudencia Cesarea, em que fez taes progressos a viveza do seu engenho socorrida com a promptidaõ da memoria que mereceo distincta veneraçaõ de todos os Cathedraticos. Recebido o grao de Licenciado nesta Faculdade foy provido com o lugar de Desembargador da Casa da Suplicaçaõ a 4 de Outubro de 1670 de Corregedor do Civel da Corte a 3 de Outubro de 1673, Desembargador dos Aggravos a 27 de Novembro de 1677, e ultimamente Chanceller da Casa da Suplicaçaõ a 21 de Fevereiro de 1693. Sendo nomeado no anno de 1674, Embaixador extraordinario á Corte de Madrid o Excellentissimo Marquez de Gouvea Dom Joaõ da Sylva, Mordomo mór, o acompanhou com o lugar de

Secretario da Embaixada, onde deu manifestos argumentos da sua prudente capacidade, e escreveo

Relacaõ da jornada, que fez á Corte de Madrid o Excellentissimo Senhor Marquez Mordomo mór, Embaixador extraordinario de S. A. a ElRey Catholico, e do successo dos negocios, que na dita Embaixada se trataraõ. 4. M. S.

Commentaria in Cornelium Tacitum. 4. M. S. Conservava-se na Livraria do Doutor Manoel Soares Brandaõ, insigne professor de Medicina, onde o vimos.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]