MIGUEL DE ATAIDE CORTE-REAL. Naceo em Villa-Nova de Portimaõ do Reino do Algarve a 4 de Fevereiro de 1684, onde teve por Progenitores a Damiaõ de Lemos de Faria, e D. Filippa da Cunha Corte-Real descendentes ambos de Familias nobres. Instruido nas letras humanas anhelando aprender as severas passou á Universidade de Coimbra, onde aplicado á Jurisprudencia Cesarea recebeo o grao de Bacharel, e de tal modo se distinguio dos seus condiscipulos, que entrou no concurso das Ostentaçoens ao Digesto Velho, em que mereceo geraes aclamaçoens a viveza do seu engenho. Ordenado de Presbytero se dedicou ao ministerio do Pulpito em que encheo as obrigaçoens de Orador Evangelico, ou fosse na profundidade do discurso, ou na efficacia da representaçaõ. Attendendo o Eminentissimo Cardeal Pereira, que ocupava a Mitra do Algarve, ao seu merecimento o nomeou Conego Penitenciario da sua Cathedral de cuja dignidade tomou posse a 22 de Setembro de 1735, e para clara demonstraçaõ de como estimava o seu talento o ocupou nos lugares de seu Vigario Geral, e de Visitador do Bispado, em cujas incumbencias deu a conhecer, que a sua prudencia competia com a sua litteratura. Armado de zelo apostolico se opoz á perniciosa praxe, que alguns Confessores queriaõ introduzir no Sacramento da Penitencia que lhes declarassem os complices dos seus peccados, para cujo fim escreveo os seguintes discursos, com que convence aos sequazes de huma opiniaõ injuriosa ao Sacramento da Penitencia, e estabelece o seu prudente juizo em taõ grave materia.

Estimulo Catholico, Moral, Politico, e Juridico contra a Pastoral mandada publicar pelo Excellentissimo e Reverendissimo Arcebispo Bispo do Algarve, em oposiçaõ dos dous Editaes do Santo Officio, hum de 6 de Mayo de 1745, outro de 29 de 1746. Sevilha por Manoel de la Puerta 4. sem anno da impressaõ.

Parallelo evidente que mostra as deformidades entre a Bulla Ubi primum do Santissimo Padre Benedicto XIV. com a data de 2 de Junho do anno de 1745, e da Pastoral do Excellentissimo Bispo do Algarve de 2 de Abril publicada em 17 do mesmo mez, e anno para convencer a cavilosa falsidade com que o dito Excellentissimo affirma na Pastoral de 16 de Julho publicada em 18 que a sua primeira he conforme á dita Bulla. Colonia Ches Perachon, e Cramer 1746. 4. Naõ tem o nome do Author.

Muratori Simulado arguido com as suas mesmas doutrinas, e convencido nas allegaçoens em que se firma principalmente nas tres Bullas do Santissimo Padre Benedicto XIV. expedidas para condenar a abominavel praxe de extorquirem os Confessores dos penitentes as circunstancias para conhecerem aos complices dos seus pecados, &c. em que se acha inteiramente inserto o papel que nesta Corte apareceo a favor dos Ordinarios, intitulado. Lusitanae Ecclesiae Religio com o nome de Luiz Antonio Muratori Bibliotecario do Duque de Modena. Sevilha em la Inprenta Real 1747. 4. Sahio com o affectado nome de Ramiro Leite Gatade Luneira de Recidabe.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]