Fr. MIGUEL DA PURIFICAÇAM. Naceo em a Villa de Trapor na India Oriental em o anno de 1589 alumno da Serafica Provincia de S. Thomé, Missionario Apostolico em o Reino do Mogor, e Procurador da sua Provincia na Curia Romana, onde solicitou da Santidade de Urbano VIII. a separaçaõ da sua Provincia de Portugal, por querer esta que os Prelados fossem filhos della para governar a de S.Thomé, quando nella havia sujeitos capazes deste emprego, cuja empreza felizmente conseguio no anno de 1639. Para este fim compoz

Relaçaõ defesa dos filhos da India Oriental, e da Provincia do Apostolo S. Thomé dos Frades Menores da Regular Observancia da mesma India. Barcelona por Sebastiaõ, e Joaõ Matheva. 1640.4.

Vida Evangelica, y Apostolica de los Frailes Menores en Oriente illustrada con varias materias, y anotaciones predicables. Barcelona por Gabriel Nogues. 1641. fol. Delle fazem memoria Nicol. Anton. Bib. Hidp. Tom. 2. p. 114. col. 2.  Marrac. Bib. Marian. Tom. 2. p. 149. Vir pius, atque eximia litterarum cognitione in paucis praestans. Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 2. pag. 58. col. 2. no Coment. de 5 de Março letr. F. Wadingo Script. Ord. Min. p. 261. col. 1. e 2. e o addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ Tom. 1. Tit. 4. col. 87.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]