PEDRO FERNANDES DE AZEVEDO, naceo em a Cidade da Bahia Capital da America Portugueza a 6 de Janeiro de 1690, sendo filho de Pedro Fernandes de Azevedo, e Tereza Nunes Leal. Estudou letras humanas Filosofia, e Theologia no Collegio dos Padres Jesuitas da sua patria, onde recebeo o grao de Mestre em Artes. Foy Vigario collado da Igreja Matriz de S. Filippe das Cabeceiras da Villa de Maragogipe, de que tomou posse a 4 de Mayo de 1719, de cujo Beneficio fazendo deixaçaõ, foy eleito em 13 de Março de 1733, Capellaõ mór do Terço da guarniçaõ da Cidade da Bahia, de que era Mestre de Campo Joaõ de Araujo de Azevedo, Fidalgo da Casa de S. Magestade. Dos Sermoens que tem prégado publicou

Sermaõ na solemnissima acçaõ de graças que em 26 de Agosto de 1731 na Cathedral da Bahia fez celebrar o Reverendo Conego da mesma Cathedral o Desembargador Caetano Dias de Figueiredo à gloriosa S. Anna pelo livrar de huma mortal enfermidade. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Serenissima Rainha. 1732. 4.

Sermaõ do glorioso Martyr do silencio S. Joaõ Nepomuceno na sua Festa votiva que se celebrou na Sé Cathedral da Cidade da Bahia na Dominga 18 de Junho de 1741. Lisboa por Miguel Manescal da Costa. 1742. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]