Fr. PEDRO DE POYARES, cujo apelido denota o lugar que lhe deu o berço, situado no territorio da Villa de Barcellos em a Provincia de Entre Douro, e Minho. Recebeo o Serafico habito em a Provincia da Piedade, onde exercitou os ministerios de Prégador, e Confessor. Foy muito instruido na Geografia do nosso Reino, e na Historia assim Secular, como Ecclesiastica. Falleceo no Convento de S. Fructuoso de Braga no anno de 1678. Delle fazem mençaõ Villas-Boas Nobiliarch. Portug.  cap. 9. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 183. col. 1. o addicionad. da Bib. Geograf. de Antonio de Leaõ Tom. 3. Tit. unic. col. 1540. e Fr. Joan. á D. Ant. Bib. Francisc. Tom. 2. p. 466. Compoz

Diccionario Lusitanico Latino de nomes proprios de Regioens, Reinos, Provincias, Cidades, Villas, Castellos, Rios, mares, montes, fontes, Ilhas, Peninsulas Isthmos, &c. com o nome latino dando a esse nome latino o vulgar, que hoje tem para boa intelligencia dos livros sagrados, e profanos. Lisboa por Joaõ da Costa 1667. 4.

Tratado Panegyrico em louvor da Villa de Barcellos em razaõ do apparecimento das Cruzes, que nella aparecem. Coimbra por Jozé Ferreira 1672. 4. No cap. 16. desta obra promete addiçoens ao Diccionario Lusitanico-Lusitano.

Livro do Rosario. M. S.

Proverbios Portuguezes. M. S.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]