PEDRO DE SOUSA DE CASTELLO-BRANCO, Senhor do Conselho de Guardaõ Comendador da Comenda de S. André do Ervedal na Ordem de Christo, e Coronel do Regimento da Armada, naceo em Lisboa a 14 de Fevereiro de 1678, onde teve por Pays ao Doutor Jozé de Sousa de Castello-Branco, Collegial do Collegio Real de S. Paulo, Conselheiro da Fazenda, Chanceller das Tres Ordens Militares, e a D. Isabel Soares de Albergaria Senhora do morgado, e Padroado de N. Senhora do Alecrim, filha herdeira de Francisco Soares de Albergaria, e de D. Antonia da Fonseca. Frequentou a Universidade de Coimbra, cuja estudiosa aplicaçaõ deixou por morte de seu irmaõ mais velho assentando praça de Soldado no Regimento da Armada em o anno de 1693. Sendo Capitaõ Tenente das Fragatas da Armada Real passou a Capitaõ de mar, e guerra, em cujo posto se achou no levantamento do sitio, que os Francezes tinhaõ posto á Praça de Gibraltar. No anno de 1711, foy nomeado Coronel do primeiro Regimento da Marinha, e no anno de 1716, e 1717 navegou aos mares do Levante por Xefe da Esquadra, que o Serenissimo Rey de Portugal D. Joaõ V. expedio por instancias de Clemente XI. para libertar aos Venezianos da opressaõ a que estavaõ reduzidos pela Potencia Ottomana, e em ambas estas ocasioens mostrou animo intrepido, e prudente disciplina. Entre o tumulto das armas sempre conservou comercio com as letras sendo summamente estudioso da Historia, e Genealogia em que fez grandes progressos a sua aplicaçaõ. Por ser muito sciente na lingoa Franceza traduzio do Abbade de Vallemont na materna com grandes additamentos, principalmente no que pertence á Historia de Portugal.

Elementos da Historia, ou o que he necessario saberse da Chronologia, da Geografia, do Brasaõ, da Historia Universal da Igreja, do Testamento Velho, das Monarchias antigas, do Testamento Novo, e das Monarchias novas. Tom. 1. Lisboa por Miguel Rodrigues, Impressor do Senhor Patriarca. 1734. 4. grande.

Elementos da Historia, &c. Tom. 2. Ibi pelo dito Impressor 1741. 4.

grande. Neste volume acrecentou a Descripçaõ do Reino de Portugal, Brasoens das Familias Portuguezas com suas Armas de que usaõ, primorosamente abertas.

Elementos da Historia. Tom. 3. Ibi pelo dito Impressor 1745. 4. grande.

Elementos da Historia. Tom. 4. Ibi pelo dito Impressor 1749. 4. grande.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]