Fr. RAFAEL DE JESUS, naceo em a Villa de Guimaraens, recebendo na sua antiga Collegiada a graça bautismal a 2 de Mayo de 1614. Foraõ seus Progenitores Simaõ Fernandes, e Catherina Mendes, que o educaraõ taõ virtuosamente, que deixado o seculo buscou o Claustro da augusta Religiaõ do Principe dos Patriarcas S. Bento vestindo a monastica cogulla em o Convento da Victoria da Cidade do Porto a 2 de Mayo de 1629, quando contava 15 annos de idade. Aplicado aos estudos severos sahio nelles egregiamente instruido, e como o genio o inclinava para o exercicio do pulpito o continuou pelo espaço de vinte annos na Corte de Lisboa, e em varias Cidades de Hespanha com geral aplauso dos ouvintes, donde procedeo ser nomeado pela Religiaõ Prégador Geral. A capacidade do talento o constituhio digno de ocupar os lugares de Reitor do Collegio da Estrella em 1665, Procurador geral em a Cidade do Porto em 1668. D. Abbade do Convento de S. André de Rendufe em 1673. Procurador geral na Cidade de Braga em 1676, e D. Abbade do Convento de Lisboa em 1679. Naõ se limitou o seu estudo ás letras sagradas, mas discorrendo pelo vasto campo da Historia sahio nella taõ instruido, que mereceo ser Chronista mór do Reino por Alvará passado a 11 de Novembro de 1681. Falleceo no Convento de S. Bento de Lisboa a 23 de Dezembro de 1693, quando contava 79 annos de idade, e 64 de Religioso.  Compoz

Sermoens varios, prégados pelos annos de 1668, 1669, e 1670. Brucellas por Balthezar Vivien 1674. 4.

Sermoens varios, prégados na Curia de Braga pelos annos de 1673, 74, e 75. Lisboa na Officina Crasbeeckiana. 1688 4.

Sermoens varios, e Tom. 3. prégados na Curia de Braga pelos annos de 1675, 76, e 77. Ibi na dita Officina 1689. 4.

Castrioto Lusitano. Part. 1. Entrepreza, e restauraçaõ de Pernambuco, e das Capitanias consinantes, varios, e bellicos sucessos entre Portuguezes, e Belgas acontecidos pelo discurso de vinte e quatro annos. Lisboa por Antonio Crasbeeck de Mello. 1679. 4. No fim desta ocid. de Antonio de Leaõ Tom. 2. Tit. 12. col. 681 .

Monarchia Lusitana. Parte Setima Contém a Vida delRey D. Affonso o IV. por excellencia Bravo. Lisboa por Antonio Crasbeeck de Mello. 1633. fol. He continuaçaõ da obra principiada pelo Doutor Fr. Bernardo de Brito, e proseguida por Fr. Antonio, e Fr. Francisco Brandaõ todos Monges Cistercienses.

Monarchia Lusitana. Part. 8. Contém a Vida delRey D. Pedro I. fol. M. S.

Monarchia Lusitana. Parte 9. Contém a Vida delRey D. Fernando. fol. M. S.

Estes dous Tomos conserva em seu poder o P. Fr. Marcelliano da Ascençaõ Monge Benedictino, e Chronista da sua Religiaõ.

Vida, e acçoens do Serenissimo Rey D. Joaõ IV. com huma arvore Genealogica da Casa de Bragança. fol. 2. Tomos M. S. Desta obra se tem tirado muitas copias como escreve o P. D. Antonio Caetano de Sousa no fim do Tom. 8. da Hist. Gen. da Casa Real Portug. pag. 20. §. 41.

Varias noticias historicas. fol. M. S. Conservaõ-se na Livraria do Convento de Saõ Martinho de Tibaens Cabeça da Congregaçaõ Benedictina neste Reino.

Vida, e morte do Varaõ Apostolico o grande servo de Deos Fr. Antonio das Chagas, Instituidor do Seminario de Varatojo repartida em sinco livros. Estava-se imprimindo em 4.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]