Fr. SEBASTIAÕ DA ENCARNAÇAM. Naceo em a Villa de Cerolico, distante tres legoas da Cidade da Guarda em a Provincia da Beira a 20 de Janeiro de 1660 sendo filho de Antonio Alvares, e Catherina Nunes. Professou o Serafico instituto da Ordem terceira da Penitencia em o Convento de S. Francisco da Pesqueira a 8 de Novembro de 1679. Estudadas as sciencias escolasticas ensinou Gramatica no Seminario da Cidade de Miranda (cuja Cadeira, como outra de Moral offereceo á Provincia o Illustrissimo Bispo de Miranda D. Fr. Antonio de S. Maria, exercitando aquella incumbencia até o anno de 1697, em que foy eleito Ministro do Convento de N. Senhora da Esperança junto á Villa de Belmonte, e depois ocupou os lugares de Reitor do Collegio de Coimbra, e Confessor das Religiosas do Mosteiro de N. Senhora do Loureto da Villa de Almeida. Falleceo no Collegio de Santa Catherina de Santarem a 16 de Janeiro de 1735, quando contava 74 annos de idade, e 55 de Religiaõ. Delle se lembra Fr. Joan. a D. Ant. Bib. Franc. Tom. 3. pag. 83. col. 1. De muitos Sermoens que prégou se fizeraõ publicos os seguintes.

Sermaõ da Penitencia na Igreja do Convento de N. Senhora de JESUS de Lisboa, na terça sexta feira de Quaresma, dia em que os Irmãos da Terceira Ordem Serafica do dito Convento fazem a sua Procissaõ. Lisboa por Miguel Manescal 1704. 4.

Sermaõ da Dominga da Septuagessima na Igreja de N. Senhora do Loureto da Naçaõ Italiana. ibi pelo dito Impressor. 1706. 4.

Sermaõ da admiravel, e prodigiosa conversaõ de S. Maria Magdalena, prégado na Igreja da Misericordia de Lisboa. Lisboa por Jozé Lopes Ferreira. 1709 . 4.

Sermaõ da Encarnaçaõ do Divino Verbo, prégado no Convento de N. S. de JESUS de Lisboa a 25 de Março de 1715. Lisboa na Officina da Musica. 1730. 4.

Sermaõ do Grande S. Joaõ Bautista na Tarde do seu dia em a Igreja da Annunciada de Lisboa. Lisboa por Miguel Fernandes da Costa Impressor do Santo Officio. 1736. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]