Fr. RODRIGO DE S. TIAGO, natural da Cidade de Evora filho de Pays nobres do apellido de Siqueira que tem Capella propria na Parochial Igreja de S.Mamede. Sendo mancebo preferio o rigor do instituto Serafico ás delicias da Casa paterna professando em a Provincia dos Algarves, onde estudou as sciencias severas, e amenas em que sahio egregiamente instruido particularmente em a Historia por cuja cauza lhe cometeo a Religiaõ que escrevesse a da sua Provincia, e para este effeito discorreo por toda ella examinando com summo trabalho os Cartorios de que extrahio as noticias que formaraõ a seguinte obra.

Relaçaõ da Fundaçaõ de cada Mosteiro e cousas notaveis delle com bastante noticia das Villas, e Cidades onde os Conventos estavaõ fundados. Esta obra que era muito volumosa a entregou o Provincial Fr. Diogo Cesar a Fr. Joaõ de S. Francisco chamado antonomasticamente o Poeta de quem em seu lugar se fez mençaõ, para que a reduzisse a menor corpo, e melhorasse em estylo, cuja incumbencia concluio no anno de 1647. Compoz mais

Memoria da Provincia dos Algarves. Feita em o anno de 1615 por ordem do Provincial Fr. Antonio da Trindade, e della se extrahiraõ noticias que se remeteraõ ao Reverendo Fr. Antonio do Trejo Vigario Geral da Ordem Serafica para as Chronicas Geraes. He allegada repetidas vezes por Jorge Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 1. p. 115. no Coment. de 11 de Janeiro letr. D. e Tom. 2. p. 695. no Coment. de 23 de Abril letr. D. e no Tom. 3. p. 333. e no Coment. de 20 de Mayo letr. A.

Tratado da Familia dos Siqueiras deduzindo a de D. Arnoldo Bayaõ. M. S.

Da Fundaçaõ, e diversas noticias da Villa das Alcaçovas, onde descrere a Familia dos Henriques Senhores della, e outras familias nobres. Sentenças de Plinio reduzidas a lugares comuns escrita em duas colunas, em que em huma está a sentença em latim, e em outra em Portuguez. Compoz esta obra á instancia do celebre antiquario Manoel Severim de Faria, em cuja selecta Livraria se conservava. He volume de justa grandeza.

Falleceo no Convento de Evora no anno de 1644 em idade provecta, e posto que padecia continuas molestias procedidas da gotta nunca suspendeo a liçaõ dos livros. Delle se lembraõ Jorge Cardoso nos lugares assima allegados. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. p. 218. col. 1. Sousa Apparat. à Hist. Gen. da Cas. Real Portug. p. 99. §. 98. e pag. 102. §. 103. fazendo do mesmo Author outro diverso. Fonceca Evor. Glorios. p. 414. e Fr. Joan. à D. Antonio Bib. Francisc. Tom. 3. p. 66. col. 2.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]