Fr. RODRIGO DE CINTRA, natural da Villa do seu apelido, a qual he do Patriarcado de Lisboa, religioso professo da Ordem dos Menores da Provincia de Portugal, e celebre Theologo do seu tempo, para cuja graduaçaõ passou huma ordem ElRey D. Fernando a 5 de Fevereiro de 1380 ao Senado de Lisboa para se lhe dar huma ajuda de custo. Foy Inquisidor geral deste Reino, como escreve o P. Fr. Manoel da Esperança Hist. Seraf. da Prov. de Portug. Part. 2. liv. 2. cap. 1. E Prégador delRey D. Joaõ I. Compoz

Sermaõ em Acçaõ de graças pelo levantamento do cerco, que ElRey de Castella tinha posto á Cidade de Lisboa a 6 de Novembro de 1384. Sahio copiado sumariamente este Sermaõ pelo Chronista Fernaõ Lopes na 1. Part. da Chronic. delRey D. Joaõ I. cap.151. onde faz o seguinte elogio ao Prégador. Começou de prégar hum notavel, e grande Prégador, muy Letrado, e Theologo chamado por nome Mestre Rodrigo de Cintra da Ordem de S. Francisco, o qual fez huma solemne, e comprida prégaçaõ abastadamente de Textos de Santa Escritura, que a seu preposito sabedormente troxe, do qual se mais dizer naõ póde, se naõ o modo, que em ella levou, &c.

Sermaõ da publicaçaõ das Bullas na Sé de Lisboa, pelas quaes o Summo Pontifice a ElRey D. Joaõ I. dispensa o poder casar, e reinar, prégado a 9 de Julho de 1390.

De ambos estes Sermoens, como de seu Author faz lembrança o referido P. Esperança no lugar acima citado.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]