SEBASTIAÕ DA VEIGA CABRAL Naceo em a Cidade de Bragança, situada na Provincia Trasmontana, sendo filho natural de Sebastiaõ da Veiga Cabral Mestre de Campo General, e Governador das Armas da Provincia de Traz os Montes, do qual naõ degenerando no exercicio das armas, o excedeo na instruçaõ das sciencias sendo profundo Filosofo, excellente Poeta, insigne Geografo, e grande Mathematico. Nomeado Governador da Praça da Nova Colonia do Sacramento situada na America, desempenhou o conceito que se tinha formado da sua capacidade, e disciplina militar, donde voltando a Portugal foy eleito Governador de Abrantes, e da Praça de Alcantara com patente de Sargento mór de Batalha. Obrigado de dependencias em que era interessada a sua pessoa voltou ao Brasil, donde por industria cavillosa de seus emulos veyo prezo, e no Castello de Lisboa acabou a vida merecedora de fim mais glorioso a 18 de Janeiro de 1730.

Compoz

Descripçaõ da Nova Colonia, e terras adjacentes em que mostra quanto he conveniente á Coroa de Portugal a conservaçaõ desta Praça. Offerecida á Magestade delRey D. Joaõ V. M. S. Huma copia conserva na sua livraria o eruditissimo Jozé Freire de Monterroyo Mascarenhas.

Exercicio militar, que trata das contramarchas, conversoens, modos de pelejarem as armas de fogo, fórma, e conhecimento dos Esquadroens redondos. 2. Tomos. 4. Escritos nos annos de 1690, e 1691, e dedicados ao mesmo Principe.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]